Siga o OTD

Handebol

Brasil e fica com o vice do Sul-Centro Americano Júnior

Seleção perdeu para a Argentina por 28 a 22 e ficou com o vice-campeonato do Sul-Centro Americano Júnior de handebol

Brasil no Sul-Centro Americano Júnior de handebol feminino contra a Argentina
(Foto: Handball SCA)

O Brasil perdeu para a Argentina por 28 a 22, neste sábado (18), e ficou com o vice-campeonato do Campeonato Sul-Centro Americano Júnior de handebol feminino, em Buenos Aires. É o segundo título seguido das hermanas, após também vencer no ano passado. Apesar do vice, a seleção brasileira garantiu vaga no Mundial da categoria, que acontecerá no próximo ano.

Tanto Brasil quanto Argentina fizeram campanhas invictas na competição até chegar na final. As anfitriãs haviam passado por Colômbia, Costa Rica e Uruguai na primeira fase, marcando 117 gols e sofrendo 88, e o Chile na semifinal, por 29 a 20. Já a seleção brasileira vinha de triunfos sobre Chile, Guatemala e Peru, com 114 gols anotados e 57 sofridos, e o Uruguai por 25 a 21 na semi.

A final até começou equilibrada. O Brasil anotou o primeiro gol da partida e se manteve no jogo, apesar da Argentina ter passado a frente do placar na sequência. A partir do fim do primeiro tempo, entretanto, a Argentina passou a tomar conta do jogo e abriu boa vantagem, que administrou até o fim. O primeiro tempo acabou 15 a 12, enquanto a partida terminou 28 a 22.

Com o vice do Sul-Centro, o Brasil assim garantiu vaga no Mundial Júnior de handebol feminino, que acontecerá na Macedônia do Norte. Atletas de até 20 anos podem participar da competição, entre 19 e 30 de junho do ano que vem. Na última edição do Mundial Júnior, o Brasil terminou em 22º lugar. Suas melhores campanhas na categoria aconteceram em 2005 e em 2008, quando foi nono colocado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol