Siga o OTD

Handebol

Seleção feminina é convocada para o Mundial de handebol

Após o ouro no Pan de Santiago, técnico Cristiano Rocha convoca 18 jogadoras para o Mundial da Escandinávia

seleção brasileira é convocada para o Mundial de handebol feminino ; Brasil
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A seleção brasileira de handebol feminino foi convocada para o Mundial da modalidade, que acontecerá na Dinamarca, Noruega e Suécia, entre 30 de novembro e 17 de dezembro. O técnico Cristiano Rocha convocou 18 jogadoras, mantendo a base da equipe que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, há três semanas. A novidade na lista é a goleira Babi Arenhart, que havia ficado de fora do Pan.

Todas as convocadas atuam em solo europeu. Muitas delas são destaques de suas equipes na Champions League, como Gabi Moreschi (Bietigheim-ALE) e Babi Arenhart (Krim Liubliana-SLO), Adriana Cardoso (Budcunost Bemax-MKD) e Bruna de Paula (Gyori Audi Eto KC-HUN). Do plantel que irá ao Mundial, 13 jogadoras estiveram no Pan de Santiago, quando o Brasil levou o ouro e carimbou o passaporte para Paris-2024. A única que não estará é Renata Arruda, substituída por Babi.

O Brasil na competição

Esta será a 27ª edição do Mundial de handebol feminino, que começará em menos de duas semanas, no dia 30 de novembro. Será a primeira vez que a competição acontece em três países: Dinamarca, Noruega e Suécia, que fazem parte da Escandinávia. Será a segunda edição com a participação de 32 seleções. O Brasil está no grupo G do Mundial, ao lado de Cazaquistão, Espanha e Ucrânia. As três primeiras colocadas avançam de fase.

“O combustível do título pan-americano vai encher muito os nossos corações, com boas energias e com confiança. Sabemos que o Mundial é um campeonato com características bem diferentes. Já tivemos um resultado muito legal na última edição, quando eu comandei a equipe pela primeira vez. Temos ambição. As meninas têm consciência de que o nível é alto, mas nós somos capazes de enfrentar as melhores equipes do mundo de igual para igual”, falou Cristiano Rocha, treinador da seleção brasileira.

O Brasil foi sexto colocado na última edição do Mundial, realizada na Espanha. A equipe fez uma campanha de sete vitórias e uma derrota nas duas primeiras fases para chegar até as quartas de final, onde acabou derrotada pela Dinamarca por 30 a 25. Vale destacar que a seleção feminina já foi campeã mundial da modalidade uma vez, em 2013.

Convocação do Brasil para o Mundial de handebol feminino:

GOLEIRAS
Babi Arenhart – Krim Ljubljana (SLO)
Gabi Moreschi – Bietigheim (ALE)

PIVÔS
Ligia Costa – Dac D’Unajska Streda (SVK)
Marcela Arounian – Aula Valladolid (ESP)
Tamires Araújo – Gloria Bistrita (ROU)

PONTAS
Fernanda Lima – Elda Prestígio (ESP)
Larissa Araújo – Dunarea Braila (ROU)
Adriana Cardoso – Budcunost Bemax (MKD)
Mariana Costa – Debrecen Kezilaboa (HUN)

ARMADORAS
Bruna de Paula – Gyor Audi Eto KC (HUN)
Ana Paula Belo – Riece (ITA)
Francielle Rocha – Dunarea Braila (ROU)
Giulia Guarieiro – Granollers (ESP)
Jhennifer Santos – Rocasa Gran Canaria (ESP)
Patricia Matielli – Zaglebie Lubin (POL)
Mariane Fernandes – Super Amara Bera Bera (ESP)
Kelly Rosa – Elche (ESP)
Gabriela Bitolo – Málaga Costa del Sol (ESP)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol