Siga o OTD

Handebol

Bruna de Paula marca oito gols em vitória do Gyor na Champions

Bruna de Paula marca oito gols, lidera reação do Gyor sobre o Bietigheim e mantém equipe invicta na Champions League

Bruna de Paula comemora após oito gols na vitória do Gyor na Champions League de handebol feminino
(Foto; EHF/Divulgação)

A brasileira Bruna de Paula foi o grande destaque das partidas deste sábado (18) na Champions League de handebol feminino. Ela marcou oito gols na vitória do Gyor por 31 a 29 diante do Bietigheim, equipe onde atua a goleira brasileira Gabi Moreschi. Entre outras brasileiras que aturam no dia, Adriana Cardoso marcou dois gols na derrota do Buducnost diante do Brest Bretagne.

Bruna de Paula liderou a reação do Gyor contra o Bietigheim. Jogando em casa, a equipe húngara esteve atrás do placar durante todo o jogo e foi para o intervalo com 17 a 13 contra. A desvantagem chegou a ser de cinco gols no segundo tempo, mas Bruna e suas companheiras conseguiram a virada. A brasileira marcou cinco tentos na segunda etapa, incluindo três nos últimos dez minutos, e fez a equipe fechar a partida em 31 a 29.

Armadora da seleção brasileira, Bruna teve um aproveitamento de 80% nos chutes, tendo errado apenas dois dos dez que tentou. Ela, aliás, foi a artilheira do dia na Champions League, ao lado de Jana Knedlikova, do Vipers, que também marcou oito gols. Goleira brasileira do Bietigheim, Gabi Moreschi anotou 11 defesas em 42 chutes – incluindo duas de sete metros -, com um aproveitamento de 26%.

Com a vitória, o Gyor manteve sua invencibilidade na Champions League de handebol feminino. Agora, já são oito triunfos em oito jogos. Dessa forma, a equipe está na primeira colocação do grupo A da competição e já assegurou classificação para os playoffs, mesmo com seis rodadas de antecedência. Por outro lado, o Bietigheim é o terceiro colocado do grupo, com dez pontos. A equipe alemã tem três derrotas na competição, duas para o Gyor.

Outros jogos do dia

Também pelo grupo A, outras duas brasileiras entraram em ação neste sábado. O Buducnost, de Adriana Cardoso, perdeu para o Brest Bretagne por 34 a 21, com dois gols da brasileira. Já o DVSC, de Mariana Costa, caiu diante do Bucuresti por 30 a 23. O DVSC aparece em sexto lugar na tabela, com sete pontos, enquanto o Buducnost é o sétimo, com apenas três pontos somados. As seis melhores equipes da chave vão aos play-offs.

As quatro brasileiras citadas no texto estiveram estiveram presentes na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, há três semanas, que garantiu vaga olímpica para a seleção brasileira. Nesta sexta-feira (17), elas foram convocadas pelo técnico Cristiano Rocha para o Mundial de handebol feminino, que começa em 30 de novembro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol