Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Paralimpíadas Escolares reúnem mais de 500 atletas em Brasília

O evento, realizado na capital federal, será o segundo do torneio em 2023

Paralimpíadas Escolares 2022
(Ale Cabral/CPB)

Brasília será sede da segunda etapa regional das Paralimpíadas Escolares de 2023, com 530 atletas inscritos em provas de atletismo, natação e bocha, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Ao todo, a competição receberá competidores de 10 estados (AC, AM, BA, GO, MG, MS, MT, RO, RR e TO) e do Distrito Federal.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O evento será iniciado na próxima quarta-feira (30), às 17h, com a cerimônia de abertura no anfiteatro do Colégio Marista. As provas e disputas ocorrerão nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Os 101 nadadores competirão no Clube do Exército, enquanto o atletismo, com 379 competidores, e a bocha, com 50 jogadores, acontecerão no Clube Integrado de Educação Física (CIEF).

Assim, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, com exceção de 2008 e 2020, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a competição é formada por três fases regionais e uma nacional.

Outras etapas neste ano

A primeira etapa regional de 2023 aconteceu em Belém, no Pará, de 9 a 11 deste mês. O evento reuniu cerca de 500 participantes de 10 estados na capital paraense e terminou com o título dos anfitriões. A terceira e última fase regional das Paralimpíadas Escolares ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP, entre os dias 6 e 8 de setembro. Além disso, o local também receberá a etapa nacional, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a nacional. Por outro lado, na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.

Em 2023, ao todo, o evento vai receber cerca de 1.800 atletas nas quatro fases. Todas as 27 unidades federativas do país possuem representantes no torneio, sendo a maior quantidade da história da competição. Os inscritos de 2023 superam os 1.300 participantes da edição do ano passado, quando apenas Piauí não teve atletas.

Além disso, no ano passado, o Estado de São Paulo terminou como o campeão das Paralimpíadas Escolares. Foi o 10º título do estado desde 2006, ano em que o CPB organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia