Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Conjunto é ouro e Geovanna Santos é prata no Pan-Americano

Conjunto brasileiro é ouro e Geovanna Santos fatura a prata no individual geral do Pan-Americano

Conjunto no Pan-Americano de ginástica rítmica
Conjunto brasileiro voltou a brilhar na série mista (Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press/CBG)

O Brasil conquistou suas primeiras medalhas no Campeonato Pan-Americano de ginástica rítmica, que está sendo disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. O conjunto brasileiro faturou a medalha de ouro na disputa geral, tendo 62.200 pontos totais, ficando a frente do México. Já Geovanna Santos faturou a prata no individual geral após belas apresentações nesta sexta-feira (08). No total, ela somou 113.750 e ficou atrás da norte-americana Evita Griskenas, com 115.800.

+ Rafaela Silva é prata no Grand Slam de Budapeste de judô

O conjunto brasileiro, que foi formado por Maria Eduarda Arakaki, Deborah Medrado, Nicole Duarte, Gabrielle Silva, Giovanna Silva e Bárbara Galvão, sagrou-se campeão do Pan-Americano de ginástica rítmica com sobras. A equipe encerrou o primeiro dia de competições na liderança, quase três pontos a frente do México, após uma apresentação de 33.150 nos cinco arcos.

Já nesta sexta-feira, o conjunto voltou a brilhar na série mista, que envolve três bolas e duas fitas, e anotou 29.050, ficando com um acumulado de 62.200 para conquistar o bicampeonato continental. O México marcou 30.150 na série mista e ficou em segundo lugar no geral, com 60.550. Os Estados Unidos faturaram o bronze, marcando 47.850.

Geovanna Santos prata no AA

Geovanna Santos Pan-Americano de ginástica rítmica
Geovanna Santos brilhou na fita (Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press/CBG)

Geovanna Santos encerrou o primeiro dia de qualificatória na quarta colocação geral, após as apresentações do arco e da bola. Nesta sexta, ela deu um show nas maças, marcando 29.700 (terceira melhor nota geral), e na fita, tendo 26.850 de nota (quinta maior nota). No total, a brasileira somou 113.750 pontos e ultrapassou a norte-americana Alexandria Kautzman e a canadense Suzanna Shahbazian. Outra canadense, Carmel Kalemaa ficou com o bronze, com 113.600.

Além da medalha de prata no individual geral, Geovanna Santos ainda se classificou para a final dos dois aparelhos. Ela disputará três finais, já que também estava classificada na bola, com direito a maior nota de toda a eliminatória.

Integrante do conjunto na Olimpíada de Tóquio, Geovanna Santos tem 20 anos e é natural de Pinheiros, Minas Gerais. Após sua aparição com a equipe brasileira no Pan-Americano e nos Jogos Olímpicos do ano passado, resolveu mudar o foco e passou a se dedicar no individual geral.

Geovanna Santos maças Pan-Americano de ginástica rítmica
Geovanna Santos em sua apresentação nas maças (Foto: Ricardo Bufolin / Panamerica Press / CBG)

Outras brasileiras

Outra brasileira na disputa do individual geral, Ana Luísa Neiva terminou na 11ª colocação, com 105.600. Ela anotou 26.900 nas maças e 25.550 na fita, não avançando à final em nenhum dos dois aparelhos. Por outro lado, Maria Vitória Gonçalves Pinto se classificou para a final das maças com a quarta maior nota geral, 28.450, mas ficou de fora da fita ao marcar 23.550.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil também faturou uma medalha de prata na disputa por equipes, que soma as dez maiores notas do país entre as quatro atletas que se apresentaram. Além das três desta sexta, Maria Flávia Britto também entrou em ação neste Pan-Americano, mas na quinta-feira, conquistando vaga para as finais do arco e da bola. Ao todo, o time brasileiro somou 280.400, ficando atrás dos EUA, que tiveram 285.850.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Rítmica