Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Maria Flávia Britto garante duas finais no Pan-Americano

Sergipana Maria Flávia Britto garante quinta maior nota no arco e na bola e se classifica para as finais do Pan-Americano

Maria Flávia Britto Pan-Americano de ginástica rítmica
Maria Flávia Britto (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Maria Flávia Britto foi o destaque brasileiro no primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de ginástica rítmica, que acontece no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. A jovem, de 16 anos, se classificou para a final do arco e da bola, os dois aparelhos que foram disputados nesta quinta-feira (07), e teve a terceira melhor nota do somatório geral. O conjunto brasileiro também fez uma grande apresentação nos cinco arcos, conseguindo ultrapassar a barreira dos 33 pontos.

+ Yago decide no fim e Brasil vence EUA na Globl Jam de basquete sub-23

Sergipana, Maria Flávia Britto participa de um Pan-Americano Sênior de ginástica rítmica pela primeira vez. Sem sentir a pressão, ela deu um show em suas apresentações. Primeiro, no arco, ela marou 28.450, quinta melhor nota do classificatório. Depois, anotou 29.050 na bola, para também ficar com o quinto melhor registro da eliminatória.

Somando as notas dos dois aparelhos, Maria Flávia Britto acumula 57.500 pontos, sendo a terceira maior nota entre todas as 37 atletas que competiram no dia. No entanto, a brasileira não está participando da disputa do individual geral, porque não vai competir nas maças e na fita.

No Pan-Americano de ginástica rítmica, cada país pode contar com até quatro atletas, mas somente três podem competir em um mesmo aparelho. O Brasil conta com quatro ginastas na disputa individual e, assim, há um revezamento entre elas. Mariana Vitória Gonçalves é quem competirá nas maças e na fita no lugar de Maria Flávia.

Outras brasileiras

Quem participa do individual geral pelo Brasil é Geovanna Santos e Ana Luísa Neiva, que já competiram em etapas de Copa do Mundo neste ano. Geovanna Santos está em quarto lugar na classificação geral, com 57.200 pontos somados. Ela marcou 26.850 no arco (11ª melhor nota) e fez uma excelente apresentação na bola, marcando 30.350 para liderar o aparelho e se classificar para a final.

Geovanna Santos no Pan de ginástica rítmica
Geovanna Santos no Pan-Americano de ginástica rítmica (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Já Ana Luísa Neiva é a 12ª colocada do individual geral, com 53.150. Ela teve 24.900 no arco (16ª nota) e marcou 28.250 na bola, sétima melhor nota geral. A marca a classificaria para a final do aparelho, mas há um limite de apenas duas atletas por país disputarem decisões. Como Maria Flávia Britto e Geovanna Santos tiveram notas superiores que a dela, Ana ficou de fora.

A líder do individual geral é a norte-americana Evita Griskenas, com 59.050. Ela anotou 31.550 no arco (melhor nota geral) e 27.500 na bola (12ª melhor nota). A segunda colocada também é dos Estados Unidos: Alexandria Kautzman, com 58.000 cravados, sendo 29.850 no arco (segunda maior nota) e 28.150 na bola (oitava nota). A canadense Suzanna Shahbazian completa o pódio parcial, com 57.300.

Conjunto

Em grande fase e em ascensão no cenário mundial, o conjunto brasileiro brilhou em sua estreia no Pan-Americano e conseguiu a grande nota de 33.150 nos cinco arcos, que deixou a equipe com sobras na liderança da disputa geral. O México, segundo colocado e hoje principal rival no continente, anotou 30.400. A surpresa do dia foi a Venezuela na terceira colocação, com 25.300, desbancando os Estados Unidos, que cometeram muitos erros e anotaram 24.350.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nesta sexta-feira (08), serão realizadas as apresentações da série mista (três bolas e duas fitas) entre os conjuntos. As oito equipes melhores colocadas em cada um dos aparelhos avançam às finais. As duas notas das eliminatórias também são somadas para definir a classificação geral da competição. As finais ocorrerão no sábado (09) e no domingo (10).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Ginástica Rítmica