Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva recomeça corrida olímpica com medalha de prata

Brasileira campeã em 2016 que não foi a Tóquio por conta de suspensão ficou com o vice-campeonato na primeira competição que conta pontos para Paris 2024

Rafaela Silva judô medalha de prata Grand Slam de Budapeste medalha de prata
(Gabriela Sabau/IJF/arquivo)

A brasileira Rafaela Silva conquistou nesta sexta-feira (8) a medalha de prata no Grand Slam de Budapeste, na Hungria, o primeiro campeonato no circuito mundial de judô que conta pontos na corrida olímpica para Paris 2024. Rafa, campeã nos Jogos do Rio 2016, retoma o caminho para o tatame olímpico após ficar de fora de Tóquio 2020 por conta de uma suspensão de dois anos decorrente de doping. O vice-campeonato em Budapeste rende 700 pontos. Além dela, cinco representantes do país competiram no primeiro dos três dias de disputas na capital húngara.

Rafaela Silva judô medalha de prata Grand Slam de Budapeste medalha de prata
(Tamara Kulumbegashvili (IJF)

Rafaela Silva (57kg) começou a campanha no Grand Slam de Budapeste derrotando a tcheca Vera Zamanova em menos de um minuto após aplicar um estrangulamento que forçou a rival a desistir. A seguir, derrotou jovem Marica Perisic, campeã europeia júnior em 2020, forçando três punições contra a sérvia no golden score. A terceira vitória, já pelas quartas de final, foi por ippon aplicando um belo uchi-mata na britânica Lele Nairne (veja abaixo). A semifinal também foi decidida no golden score, por um waza-ari contra a cubana Arnaes Garcia, campeã Pan-Americana no ano passado. A prata veio com derrota por punições na final para a japonesa Funakubo Haruka, de 23 anos, bicampeã mundial júnior e vencedora do Grand Slam de Paris este ano e em 2021.

Mais Brasil em Budapeste

Os outros quatro representantes do Brasil no Grand Slam não caminharam muito. Yasmin Lima (52kg) ganhou uma, da vietnamita Thuy Nguyen, na primeira rodada e caiu a seguir para a israelense Gefen Primo, quinta do mundo e medalhista de bronze no Mundial do ano passado. Amanda Lima (48kg) também parou na segunda rodada, mas na primeira luta, para a chinesa Guo Zongying. Jéssica Lima (57kg) foi derrotada na primeira rodada, para outra chinesa, Cai Qi. No masculino, Matheus Takaki (60kg) e William Lima (66kg) perderam nas estreias, nas segundas rodadas, para o mongol Enkhtaivan Ariunbold e o chinês Saiyinerideni, respectivamente.

No sábado (9), será a vez de Tamires Crude (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Luana Carvalho (70kg), Maria Portela (70kg), Julio Cesar Koda (73kg), Daniel Cargnin (73kg), Vinicius Panini (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg). No domingo (10), o feminino do judô brasileiro contra apenas com Mayra Aguiar (78kg). No masculino, lutam Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), William Souza (100kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg). Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô