Siga o OTD

Ginástica Artística

Rebeca Andrade é a 3ª brasileira com mais medalhas em Mundiais

Juntando todas as modalidades olímpicas, Rebeca Andrade subiu no ranking das atletas brasileiras que mais vezes subiram no pódio em Mundiais

Na imagem, Rebeca Andrade no lugar mais alto do pódio.
Rebeca Andrade no lugar mais alto do pódio. Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

Rebeca Andrade não cansa de fazer história. Graças às suas cinco medalhas conquistadas na Antuérpia, a ginasta saltou (literalmente) no ranking de atletas que mais vezes subiram no pódio em Mundiais. Entre as mulheres, empata com Etiene Medeiros nas conquistas gerais, mas perde no número de ouros. Agora, Rebeca ocupa a terceira colocação.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Vira e mexe, surge a discussão de quem é a maior atleta brasileira de todos os tempos. Cada um que participa tem seus argumentos e preferências, com critérios que contabilizam Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais ou Grand Slams (no caso do tênis). A discussão é extensa e saborosa, porém uma atleta não pode ficar de fora das primeiras colocações, Rebeca Andrade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A ginasta segue derrubando barreiras, encantando o mundo e ratificando seu nome na história do esporte brasileiro e mundial. Neste final de semana encerrou-se mais uma edição de Campeonato Mundial de ginástica artística. Em atuações magistrais, Rebeca contribuiu para a inédita medalha por equipes do Brasil e faturou mais quatro nas provas individuais. Ou seja, subiu no pódio em quase todas as provas, inclusive com o bicampeonato no salto sobre a mesa.

Ranking

Assim, as conquistas elevou Rebeca no “Ranking” Brasileiro de atletas com mais medalhas em Mundiais. A líder é Ana Marcela Cunha (maratona aquática), com 16 medalhas no total, sendo 8 ouros, 3 pratas e 5 bronzes. Em seguida, a ginasta está empatada com outra nadadora, porém de piscina, Etiene Medeiros, com nove conquistas cada. A diferença está no metal das medalhas, Etiene tem 4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes, enquanto Rebeca tem 3 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.

A corrida tem fortes concorrentes, como as judocas Mayra Aguiar, Rafaela Silva, Erika Miranda, Maria Suellen Altheman e Bia Souza. Além disso, as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze tamém estão no páreo. Poliana Okimoto completa o Top-10. Veja como está o quadro geral:

  • 16 Ana Marcela Cunha (8-3-5)
  • 9 Etiene Medeiros (4-3-2)
  • 9 Rebeca (3-4-2)
  • 8 Mayra Aguiar (3-2-3)
  • 7 Rafaela Silva (2-3-2)
  • 7 Erika Miranda (0-3-4)
  • 6 Martine/Kahena (1-4-1)
  • 6 Poliana Okimoto (1-3-2)
  • 6 Maria Suellen Altheman (0-4-2)
  • 6 Bia Souza (0-2-4)

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ginástica Artística