Siga o OTD

Ginástica Artística

Diego Hypólito inaugura instituto: “realização de um sonho”

Diego Hypólito inaugura Instituto Hypólito, que vai promover aulas de ginástica artística para crianças na Penha, no Rio de Janeiro

Diego Hypólito em seu instituto na Zona Norte do Rio de Janeiro, de ginástica artística
Diego Hypólito idealizou o Instituto Hypólito e teve apoio do BV (Foto: Leo Queiroz/BV)

Medalhista olímpico e mundial, Diego Hypólito promoveu nesta quinta-feira (02) a inauguração do Instituto Hypólito, realizando um de seus maiores sonhos pessoais. Apoiado pelo banco BV e idealizado pelo ex-ginasta, o projeto vai promover o ensino da ginástica artística para crianças de até 12 anos de idade, em um espaço localizado na Vila Olímpica da Penha, no Rio de Janeiro-RJ. Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, o multicampeão revelou que o maior objetivo é retribuir para a sociedade todo o suporte que ele recebeu durante os anos de sua carreira.

+ Surfe: Gabriel Medina, Filipe Toledo e Jadson André vão às quartas em G-Land

“A ideia se iniciou de um sonho que eu tinha desde criança, em ter uma oportunidade de treinamentos. Quando eu entrei (na ginástica artística), comecei no Sesi Santo André, em São Paulo, e por falta de oportunidades, vim para o Rio de Janeiro, que foi quem me abriu as portas para que eu tivesse um local para treinar e que tivesse condições de chegar a ter resultados expressivos”, contou Diego Hypólito.

A inauguração do Instituto Hypólito ocorreu na tarde de quinta-feira. Além do próprio idealizador do projeto, também participaram da abertura sua irmã, Daniele Hypólito, que fez uma apresentação no ginásio, e a escola de samba Fla-Manguaça. Centenas de pessoas da Zona Norte do Rio, região onde Diego passou sua infância e juventude, assistiram à inauguração.

Daniele Hypólito no Instituto
Daniele Hypólito se apresentou na abertura do instituto (Foto: Léo Queiroz/BV)

Instituto Hypólito: extensão de Diego

A ideia de criar o Instituto permeou Diego Hypólito durante toda sua vida. Ele visitou diversos outros projetos sociais ao longo da carreira e foi absorvendo o melhor de cada lugar para si. Neste ano, finalmente conseguiu impor em prática aquilo que havia planejado, também por conta do apoio do BV. “Essa minha ideia sempre foi totalmente social, mas eu queria fazer algo que realmente fizesse diferença para as crianças”, explicou o ex-ginasta.

Como juntou tudo aquilo que lhe agradava, o instituto “é uma extensão do que o Diego é”, como bem definiu o próprio idealizador do projeto. Hypólito juntou nomes que foram importantes ao longo de sua carreira durante a construção do instituto. E, por isso, três treinadores com histórico de seleção brasileira e de Flamengo darão aulas no projeto: Lorenna, Viviane Araújo e Ceará.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Fui juntando todas as pessoas que foram importantes para a minha carreira e na minha vida. Estamos com profissionais muito bons no instituto. Toda essa história foi construída como um sonho inicial e eu quis colocar todas essas pessoas a frente que olhassem como eu olho, como uma unidade. O objetivo é retribuir para as pessoas aquilo que me foi concedido”, explicou o vice-campeão olímpico no solo na Rio-2016.

Diego Hypólito discursa na abertura do instituto
Diego Hypólito discursou emocionado na abertura do Instituto (Foto: Leo Queiroz/BV)

Educação e esporte

Todas as 150 vagas que foram abertas para a fase inicial do projeto foram preenchidas em menos de um dia. Os treinos serão diários e realizados de terça a sexta-feira, com início previsto para 7 de junho. Haverá seis treinos por dia – de uma hora cada – sendo que cada turma deverá contar com cerca de 15 alunos. Todos os horários foram criados para que as crianças consigam conciliar os estudos com as aulas.

A educação, aliás, será uma peça fundamental para o Instituto Hypólito. Além dos treinos, o projeto também vai oferecer passeios culturais, palestras motivacionais e cursos de capacitação para formação em ginástica. A ideia é que não só as crianças sejam beneficiadas, mas também seus pais. “Para mim de nada vale se a criança vive dentro de um projeto e em casa vive outra realidade. Isso não é positivo. O meu objetivo é, de alguma maneira, ajudar as pessoas ao redor”, disse Diego.

Crianças que farão aulas de ginástica artística no Instituto Hypólito
Diversas crianças participaram da inauguração do Instituto Hypólito (Foto: Leo Queiroz/BV)

“É muito difícil a gente conseguir ter resultados expressivos e saber que poder contribuir para de que alguma maneira uma criança vá em busca do sonho dela, independentemente se vai ser campeã mundial ou estadual, ficar em quinto ou em trigésimo. Para mim, este não é o objetivo. O que quero é que ela seja uma campeã para a vida, que tenha satisfação com aquilo que faz”, falou.

Rebeca Andrade e a influência

Comentando sobre o atual momento da ginástica artística brasileira, Diego rendeu elogios a Rebeca Andrade, campeã olímpica e mundial. Assim como ele e Daiane dos Santos foram marcos para o desenvolvimento da ginástica artística brasileira no passado, Rebeca é, agora, o grande nome da modalidade no país. Até por isso, as vagas do projeto foram rapidamente preenchidas.

+ Brasil bate Polônia na Liga das Nações de vôlei feminino

“A ginástica é um esporte que vem muito das acrobacias, do circo, da capoeira. É uma extensão do que nós já somos no Brasil. Já tivemos uma geração com a Daiane, a minha e a da Dani, e temos agora a da Rebeca Andrade. Sempre influencia para algo positivo. A Rebeca é um fenômeno. Os resultados que ela conquistou foram de muitos anos de trabalho severos e sérios. A ginástica tem uma procura muito grande. Todos os resultados vão influenciar”, comentou Hypólito.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Artística