Siga o OTD

Tóquio 2020

De olho em mais vagas olímpicas, seleção feminina treina no Rio

Com apenas Flávia Saraiva classificada para Tóquio, seleção feminina treina no Rio para o Pan-Americano, que distribuirá as últimas vagas olímpicas do continente

Seleção brasileira de ginástica artística feminina
Seleção brasileira de ginástica artística feminina treina no Rio de Janeiro até dia 10 de fevereiro (Divulgação/CBG)

Ainda mais motivadas na luta pela conquista de vagas olímpicas depois da confirmação de que o Campeonato Pan-Americano será realizado no País, as integrantes da seleção brasileira de ginástica artística participam de um estágio de treinamento na capital fluminense, no Centro de Treinamento Time Brasil. A atividade começou no dia 30 de janeiro e se encerra no dia 10 de fevereiro.

“Essa notícia de que realizaremos no Brasil o Campeonato Pan-Americano é excelente. Era algo que já estávamos prevendo, porque a Confederação Brasileira de Ginástica teve muita agilidade – foi a primeira a se candidatar, assim que percebeu a possibilidade de os Estados Unidos abrirem mão do direito de receber a competição. Os benefícios que teremos são muito significativos. Não teremos o desgaste natural de viajamos ao exterior. Se tivéssemos que viajar para outro país, a logística seria diferente. Poderemos treinar aqui tranquilamente, sem necessidade de fazer aclimatação e sem sofrer o desgaste de uma viagem”, diz Francisco Porath, treinador da Seleção de Ginástica Artística Feminina.

+Seleção brasileira de polo aquático consegue liberação e viaja à Holanda para o Pré-Olímpico

Segundo Porath, o estágio está funcionando também como um grande treinamento para a aplicação dos protocolos de segurança quanto ao covid-19. “Estamos tendo a oportunidade de aplicar os protocolos de segurança. A delegação se submeteu a testes RT-PCR antes da viagem e no dia da chegada ao CT. Encontramos um laboratório que fornece os resultados dos exames no mesmo dia”.

As ginastas da seleção e também as do grupo de controle, formado por atletas juvenis e adultas, estão passando por avaliações detalhadas. “Temos exames antropométricos e controles feitos por fisioterapeutas e por médicos, que monitoram qualquer risco de lesão. Teremos traçado o perfil individual de cada ginasta, para sabermos o que poderemos exigir de cada uma delas nos treinamentos”, afirma Porath.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Como vários eventos foram cancelados em decorrência da pandemia, a Seleção tem prevista a participação na etapa da Copa do Mundo por aparelhos de Doha, no Catar, de 10 a 13 de março e no Campeonato Sul-Americano, ainda pendente de confirmação, com data prevista para ocorrer entre os 7 e 12 abril em San Juan, na Argentina.

Porath avalia que, graças aos esforços da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil, a ginástica artística feminina chega bem em 2021, com potencial para conquistar mais vagas para os Jogos de Tóquio. “O saldo de 2020 é muito bom, diante das circunstâncias. As ginastas se mantiveram ativas durante o período de isolamento social mais restrito graças aos treinamentos realizados com suporte da internet. Depois pudemos levar seis atletas para a Missão Europa, e as demais se mantiveram em forma graças aos treinamentos virtuais. Claro que houve alguma perda técnica e física, mas nenhuma atleta desistiu do esporte por falta de motivação, o que poderia ter acontecido. Agora é colocar as ginastas em excelente forma e ir disputar essas vagas olímpicas”.

ESTÁGIO DE TREINAMENTO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

Local: Centro de Treinamento Time Brasil – Rio de Janeiro

Período: 30/01 a 10/02/2021

Ginastas convocados: Ana Luiza Pires Lima (CEGIN/PR)

Camila Siqueira Almeida (Minas Tênis Clube/MG)

Carolyne Mercer Winche Pedro (CEGIN/PR)

Christal Silva e Bezerra (Centro Olímpico/SP)

Flávia Lopes Saraiva (Flamengo/RJ)

Isabel de Almeida Barbosa (Pinheiros/SP)

Jade Fernandes Barbosa (Flamengo/RJ)

Júlia das Neves B. Soares (CEGIN/PR)

Lorrane dos Santos Oliveira (Flamengo/RJ)

Rebeca Rodrigues de Andrade (Flamengo/RJ)

Thaís Fidélis dos Santos (Pinheiros/SP)

Treinadores: Antônio Lameira

Ângelo Sabino

Beatriz Fragoso

Danilo Bornea

Francisco Porath Neto

Coreógrafo: Ronaldo Ferreira

Coordenação do estágio: Henrique Motta

Juliana Fajardo

Comitê Técnico de GAF: Adriana Alves

Mais em Tóquio 2020