Siga o OTD

Tóquio 2020

Eslovênia, Alemanha e Itália nos Jogos Olímpicos de Tóquio

As seleções da Eslovênia, Alemanha e Itália garantiram presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao ganharem seus torneios Pré-Olímpicos.

Seleção eslovena é uma das classificadas para Tóquio
Luka Doncic comemora a classificação da seleção eslovena. Foto: FIBA.

Eslovênia, Alemanha e Itália são três das seleções classificadas no basquete masculino que estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A última chave a decidir quem fará parte do seleto grupo é a de Victoria, no Canadá. A partida entre República Tcheca e Grécia será disputada ainda neste domingo (04), às 20h05 (horário de Brasília).

Pré-Olímpico de Split

A Alemanha é campeã do Pré-Olímpico de Split e jogará a Olimpíada de Tóquio. Na tarde deste domingo, brasileiros e alemães se enfrentaram na final do torneio, com vitória dos comandados de Henrik Rodl por 75 a 64.

O destaque da Alemanha foi o ala-pivô Mo Wagner, com 28 pontos, seis rebotes e três roubos de bola. Pelo lado brasileiro, o pivô Anderson Varejão terminou o jogo com 14 pontos e quatro rebotes.

Agora, a seleção alemã possui vaga no grupo B dos Jogos Olímpicos, ao lado de Austrália, Nigéria e Itália. No basquete, o torneio terá início em 25 de julho.

Pré-Olímpico de Belgrado

Já no torneio de Belgrado, na Sérvia, a Itália foi campeã. Na decisão, os italianos venceram os donos da casa por 102 a 95 e garantiram vaga na Olimpíada de Tóquio.

O destaque da Itália foi o ala Achile Polonara, com 22 pontos, 12 rebotes e 32 de eficiência. Pelo lado sérvio, o ala Danilo Andjusic terminou o jogo com 27 pontos, três assistências e sete bolas de três.

Agora, a Itália possui vaga no grupo B dos Jogos Olímpicos, ao lado de Austrália, Nigéria e Alemanha. No basquete, o torneio terá início em 25 de julho.

Pré-Olímpico de Kaunas

A Eslovênia ganhou da Lituânia por 85 a 96 e comprou sua passagem para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe eslovena foi a vencedora do torneio Pré-Olímpico de Kaunas, na Lituânia, encerrado neste domingo (04). É a primeira vez que a Eslovênia terá o basquete masculino representado em um Jogo Olímpico.

A partida teve a liderança dividida entre os quartos. O número de rebotes das duas equipes foi de 71. 34 deles foram da Lituânia -sendo 27 defensivos-, e 37 para a seleção eslovena.

O cestinha da partida para os classificados foi Luka Doncic, com 31 pontos, além de 11 rebotes e 13 assistências – um triplo-duplo que coroou a conquista inédita dos eslovenos.

Para os lituanos, as chances convertidas vieram de três jogadores que obtiveram o mesmo numero de pontos – 14. Arnas Butkevicius, do Rytas, Mantas Kalnietis (Zalgiris) e Jonas Valanciunas, pivô do Memphis Grizzlies, foram os maiores marcadores da Lituânia no confronto.

A campanha da Eslovênia teve êxito desde o começo do torneio, em 29 de junho. O time estreou no dia seguinte, vencendo Angola por cinquenta pontos de diferença. Em seguida, ganhou da Polônia também por um placar amplo – 112 a 77. Por fim, passou pela Venezuela no último sábado (03), por 98 a 70.

Por Lucas Ardito e Alice Barbosa.

Mais em Tóquio 2020