Siga o OTD

Esgrima

Espada feminina do Brasil é bronze por equipes no Pan-Americano

As espadistas Nathalie Moellhausen, Amanda Netto, Marcela Silva e Victoria Vizeu subiram ao pódio em Lima

Equipe brasileira no Pan-Americano mescla a experiência de Nathalie Moellhausen com a juventude de Victoria Vizeu, de apenas 19 anos (Foto: Divulgação/FIE)
(Divulgação/FIE)

O Brasil conquistou sua quarta medalha no Campeonato Pan-Americano de esgrima, competição que ocorre em Lima, a capital do Peru. Neste domingo (18), no primeiro dia de disputa entre equipes, a espada feminina conquistou uma importante medalha de bronze, sendo superada apenas pelos Estados Unidos – medalhistas de ouro – na semifinal. Já o florete masculino, caiu para o Chile no quadro de 8, ficando fora da disputa pelo pódio no Velódromo Poliesportivo Videna.


+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A jornada brasileira na espada começou com uma vitória sobre o Panamá, no quadro de 16, por 45 a 24. No quadro de 8, triunfo sobre a Argentina, por 45 a 27. Na semifinal, as norte-americanas foram superiores e marcaram 44 toques contra 28. Em um combate de altos e baixos pelo bronze, o Brasil saiu atrás mas superou o México por 41 a 35.

A equipe brasileira foi à pista nos quatro encontros com Nathalie Moellhausen, Amanda Netto Simeão, Marcela Silva e Victoria Vizeu, em uma mescla de experiência e juventude. Moellhausen perdeu a invencibilidade no sexto jogo contra o México, mas foi fundamental para não permitir a reação das rivais. A prata ficou com Canadá, que escapou de uma grande zebra, ao virar seu jogo de quartas contra a Colômbia apenas no ponto dourado.

Campanha aquém no florete masculino

No florete masculino o Brasil entrou direto no quadro de 8, onde encarou o Chile, um time composto por quatro atletas da mesma família, os Alarcón. Os brasileiros perderam em placar apertado de 45 a 42, atuando com uma formação composta por Pedro Marostega (18 toques), Guilherme Toldo (15), Henrique Marques (8) e Lorenzo Mion (1). Os Estados Unidos fecharam a competição com a medalha de ouro. Canadá foi prata e Chile, bronze

Assim, nesta segunda-feira (19), penúltimo dia do Pan-Americano, entram em ação os times de sabre feminino e da espada masculina. Os jogos no Velódromo Poliesportivo Videna iniciam às 11h (horário de Brasília-DF). Fechando o evento na terça-feira (20), o florete feminino e o sabre masculino competem por equipes.

Classificação Olímpica

Além disso, no ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Depois disso, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Logo depois, após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima