Siga o OTD

Esgrima

Brasil sai sem medalhas no penúltimo dia do Pan-Americano

O sabre feminino e a espada masculina foram superados na fase preliminar da competição

Equipe brasileira de sabre, de Bruna Pekelman, caiu para as venezuelanas, que conquistaram a medalha de bronze no Pan-Americano (Foto: Arquivo/FIE)
(Foto: Arquivo/FIE)

O penúltimo dia do Campeonato Pan-Americano de esgrima, em Lima, no Peru, não trouxe o brilho da medalha para os atletas da delegação brasileira. Nas competições por equipes desta segunda-feira (19), no Velódromo Poliesportivo Videna, o sabre feminino e a espada masculina caíram na fase preliminar da competição, para Venezuela e México, respectivamente.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Formando com Karina Trois, Luana Pekelman, Luiza Lee e Pietra Chierighini, as sabristas brasileiras avançaram por bye ao quadro de 16. Nesta fase, elas encararam as venezuelanas e acabaram surpreendidas em 45 toques contra 36. Além disso, a Venezuela terminou com a medalha de bronze, o México com a prata e os Estados Unidos com o ouro.

Na espada masculina, a equipe formada por Richard Grunhauser, Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazzarotto também se despediu de forma precoce da competição. No quadro de 16, a primeira fase da disputa, os brasileiros perderam para os mexicanos por 45 a 40. O ouro ficou com a Venezuela, a prata com a Colômbia e o bronze com o Canadá.

Assim, nesta terça-feira (20), acontecerá o último dia do Pan-Americano em Lima, quando entram em ação os times de florete feminino e o sabre masculino. No florete, Carolina Brecheret, Talia Calazans, Mariana Pistoia e Ana Toldo representarão o Brasil. No sabre, estarão em pista Henrique Garrigos, Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Fabio Salles. Os jogos no Velódromo Poliesportivo Videna iniciam às 11h (no horário de Brasília-DF).

Classificação Olímpica

Além disso, no ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima