Siga o OTD

Esgrima

Mariana Pistoia, 7ª, é a melhor brasileira do dia no Pan-Americano

No florete feminino, Mariana Pistoia perdeu para número 2 do mundo, mas fez uma campanha que soma pontos importantes na corrida olímpica

Na imagem, Mariana Pistoia com o florete na mão e a capacete de proteção na outra.
Mariana Pistoia com o florete na mão e a capacete de proteção na outra. Foto: BizziTeam/FIE

No terceiro dia de Pan-Americano de Esgrima disputado em Lima, no Peru, o Brasil ficou sem medalhas. No entanto, a campanha de Mariana Pistoia, com a sétima colocação no florete, foi significativa para a corrida olímpica. Com o resultado, a brasileira é a melhor atleta do continente no ranking, tirando os times norte-americano e canadense. Mariana parou na número 2 do mundo e campeã olímpica, a norte-americana Lee Kiefer.

Inicialmente, Mariana não precisou jogar na primeira rodada e avançou para a fase de 16-avos-de-final contra a mexicana Alely Hernandez. Assim, venceu por 15 toques a 3. Dessa forma, avançou para as oitavas, contra a canadense de apenas 15 anos, Yunjia Zhang, bronze no Mundial Juvenil Sub-21. A vitória veio em um apertado 15 a 14. Dessa forma, Pistoia ficou a uma vitória de chegar às quatro que medalhariam. Contudo, a brasileira não superou Kiefer neste sábado (17). A maior técnica da adversária foi revertida em 15 a 7 no placar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na final, Lee venceu a compatriota Maia Weintraub por 15 a 8. Jessica Guo (CAN) e Lauren Scruggs (EUA) ficara com os bronzes do florete feminino. Sobre as brasileiras da competição, Bia Bulcão terminou com a 16ª colocação, que não precisou jogar na primeira rodada. Logo, venceu a venezuelana Hillary Avelleira na sequência, mas parou na canadense Guo. Ademais, Carolina Brechelet terminou em 29º e Talia Calazans foi 34ª, pararam na segunda e primeira rodada, respectivamente.

Brasileiros no sabre

Mariana foi a melhor brasileira do sábado entre os dois gêneros. Isso porque a melhor colocação do país entre os esgrimistas homens foi Bruno Pekelman, que terminou com a 10ª melhor campanha. Não precisou jogar a primeira rodada. Na segunda, fez uma virada impressionante para cima do canadense Andrew Wei. Bruno perdia de 11 a 14 e anotou quatro toques seguidos para vencer por 15 a 14. Contudo, perdeu para outro canadense, Shaul Gordon, na luta seguinte, por 15 a 6 e ficou pelo caminho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim como Enrico Pezzi (25º), Henrique Garrigós (32º) e Fabio Salles (34º). Salles perdeu na primeira rodada. Garrigós até venceu o colombiano Samuel Cruz na primeira, mas perdeu para o americano Mitchell Saron na segunda. Da mesma forma, Pezzi parou na segunda rodada contra o americano Andrew Doddo.

A partir de amanhã, as competições no Pan-Americano serão por equipes e seguem até terça-feira.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima