Siga o OTD

Esgrima

Brasil se despede do Mundial com 16º lugar no florete masculino

Brasil vence um combate, perde quatro e termina em 16º lugar na disputa por equipes do florete masculino no Mundial do Cairo

equipe florete masculino brasil mundial
Os quatro integrantes do time brasileiro de florete masculino (Foto: FIE)

O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Esgrima, em Cairo, no Egito, nesta sexta-feira (22). No último dia de disputas, a equipe masculina de florete venceu um duelo e foi derrotada pela Itália nas oitavas de final, terminando na 16ª colocação. A equipe feminina de sabre também entrou em ação, sendo eliminada na primeira rodada pelo Canadá.

+ Felipe Ho fica perto do top-50 no lead da Copa do Mundo de escalada esportiva

Com Paulo Morais, Guilherme Toldo, Ricardo Pacheco e Lorenzo Mion, o Brasil entrou na competição por equipes do florete masculino no quadro de 32. O time ficou de bye na primeira rodada por ser o 17º do ranqueamento. Em sua estreia, fez um duelo duro contra a Holanda, mas a equipe verde-amarela saiu vitoriosa em 45 a 40. Destaque para Toldo, que anotou mais da metade dos pontos brasileiro (23) e virou o duelo em duas oportunidades.

Garantido nas oitavas de final, o Brasil encarou a Itália, cabeça de chave número 1, e foi dominado pelos adversários, perdendo por 45 a 17. Mais uma vez, Toldo foi o destaque do jogo, marcando 13 dos 17 toques brasileiros. Com a derrota, a equipe foi encaminhada à disputa das posições intermediárias, do 9º ao 16º lugar.

Guilherme Toldo florete Mundial
Guilherme Toldo enfrentando Daniele Garozzo no duelo contra a Itália (Foto: FIE)

Posições intermediárias

Nesse “mini-torneio”, o Brasil enfrentou a Polônia e foi derrotado por 45 a 40. A equipe brasileira saiu perdendo e chegou a ficar 15 pontos atrás do placar, em 25 a 10. Em ótimas passagens de Guilherme Toldo, que anotou 15 pontos em Leszek Rajski, e de Ricardo Pacheco, que marcou nove em Adrian Wojtkowiak, o Brasil empatou em 34 a 34. No final, porém, a Polônia voltou a abrir e fechou em 45 a 40.

Assim, a equipe brasileira foi encaminhada à briga pelo 13º lugar. Por lá, enfrentou a Grã-Bretanha e foi derrotada em 45 a 41. O Brasil chegou a ter 35 a 32 na reta final, mas sofreu a virada após uma parcial de 8 a 2 de Kristjan Archer sobre Ricardo Pacheco. O time brasileiro foi, então, brigar pelo 15º lugar com a Alemanha e fez um duelo muito equilibrado, que terminou 45 a 43 para os europeus.

Sabre feminino

Equipe feminina de sabre do Brasil Mundial de Esgrima
Equipe feminina de sabre do Brasil (Foto: FIE)

O time brasileiro de sabre feminino no Mundial do Cairo foi composto por Pietra Chierighini, Luana Pekelman e Isabela Carvalho. Numa grande partida, a equipe foi derrotada por 45 a 42 para o Canadá e acabou eliminado ainda no quadro de 32. Na última parcial, Luana Pekelman enfrentou Tamar Gordon com o placar em 40 a 39 contra, mas não conseguiu a virada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que Luana Pekelman conquistou o melhor resultado individual do Brasil neste Mundial, ao vencer um jogo e perder na segunda rodada, terminando em 31º lugar. Nathalie Moellhausen (espada), Rafaella Gomes (florete), Guilherme Toldo e Lorenzo Mion (florete) também chegaram à chave principal, mas perderam na estreia. Na disputa por equipes, espada, sabre e florete femininos foram derrotados na estreia, assim como o sabre masculino.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima