Siga o OTD

Escalada

Felipe Ho perto do top-50 no lead da Copa do Mundo de Briançon

Felipe Ho vai bem na primeira subida, mas não repete desempenho na segunda e termina em 54º lugar no lead da Copa do Mundo de Briançon

Felipe Ho no lead da Copa do Mundo de escalada esportiva
(Foto: Lena Darella)

O brasileiro Felipe Ho ficou em 53º lugar na qualificatória do lead na etapa de Briançon da Copa do Mundo de escalada esportiva, nesta sexta-feira (22). Ele teve um grande desempenho na primeira subida, marcando 30, mas anotou apenas 6 na segunda, o que fez com que sua média caísse para 49.7. Apenas os 26 melhores avançaram à final. Rodrigo Hanada, Mateus Bellotto e Bianca Castro também participaram da competição.

+ Após ouro, Alison dos Santos mira recorde mundial dos 400m com barreiras

Há três estilos na escalada esportiva: boulder, lead e velocidade. Nas qualificatórias do lead, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, é feita uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição da atleta em cada uma das escaladas e, então, faz-se a raiz quadrada do número que foi obtido a partir dessa conta.

No caso de Felipe Ho, ele marcou 30 na primeira subida e ficou em 26º lugar, e anotou apenas 6 na segunda, o que lhe rendeu a 91ª colocação. Na média harmônica, o brasileiro ficou com 49.7 e terminou na 54ª posição geral. Caso Felipe tivesse feito na segunda subida um desempenho semelhante ao que fez na primeira, brigaria para classificar-se para uma inédita semifinal.

Segundo a base de dados da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), este é o segundo melhor resultado de Felipe Ho na disputa do lead em uma etapa de Copa do Mundo. Em 2017, na etapa de Arco, na Itália, ele terminou na 49ª colocação. Nesta temporada, o brasileiro de 23 anos foi o 64º em Chamonix, na França, e 73º em Innsbruck, na Áustria.

Outros brasileiros

Bianca Castro no lead da Copa do Mundo de escalada esportiva
Bianca Castro foi a única representante brasileira no feminino (Foto: Lena Darella)

Apenas os 26 primeiros colocados avançaram à semifinal. O último classificado foi o canadense Oscar Baudrand, que marcou 30+ na primeira subida (9º lugar) e 29+ na segunda (39º lugar), com uma média de 26.56. O líder da qualificatória foi o norte-americano Jesse Grupper, com 2.74. Ao todo, 92 atletas participaram da disputa masculina.

Entre os outros brasileiros que competiram em Briançon, Mateus Bellotto terminou na 78ª colocação, com 70.98, ao marcar 20+ na primeira subida (65º0 e 22 na segunda (76º). Já Rodrigo Hanada terminou na 82ª colocação, com 75.37. O brasileiro fez 12+ na primeira subida (68º) e 21+ na segunda (80º).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre as mulheres, Bianca Castro ficou em 59º lugar entre 72 atletas. Ela marcou 19+ na primeira subida, ficando em 59º lugar, e 24 na segunda, terminando em 56º. Na média harmônica, teve 59.16. Apenas as 26 melhores avançaram à semifinal e a última classificada foi a chinesa Yuetong Zhang, com 26.41. A líder da qualificatória foi a sul-coreana Chaehyun Seo, com 1.22.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Escalada