Siga o OTD

Esgrima

Equipe brasileira de florete feminino cai na estreia do Mundial

Com Bia Bulcão, Ana Toldo, Pistoia e Rafaella, Brasil perde na primeira rodada da disputa do florete por equipes no Mundial

Equipe florete feminino Brasil Mundial de Esgrima
Equipe brasileira de esgrima (Foto: FIE)

O Brasil perdeu na primeira rodada da disputa por equipes femininas do florete feminino no Mundial de Esgrima, em Cairo, no Egito. O time formado por Ana Beatriz Bulcão, Ana Toldo, Mariana Pistoia e Rafaella Gomes foi derrotado pela Áustria por 45 a 29 nesta quinta-feira (21) e terminou o torneio na 19ª colocação geral.

+ Brasil fatura duas pratas e dois bronzes na abertura do X Games

Ranqueado como a 17ª melhor equipe antes da competição, o Brasil estreou ainda no quadro de 32, diante da Áustria, ranqueada como 16ª. O time europeu esteve a frente desde o início da partida e viu o Brasil encostar no placar em apenas duas oportunidades. Ainda no começo, Ana Beatriz Bulcão entregou para Ana Toldo com 5 a 3 de desvantagem.

Depois, Toldo e Mariana Pistoia não fizeram boas passagens diante de Olivia Wohlgemuth e Lilli Brugger e a diferença no placar cresceu para nove pontos (14 a 5). Rafaella Gomes e Ana Beatriz Bulcão entraram em ação na sequência e conseguiram cortar bem a distância, deixando o Brasil com 23 a 19 atrás. Destaque para Bia, que marcou dez pontos contra Brugger.

A reação brasileira durou pouco e logo a Áustria voltou a abrir. Wohlgemuth enfrentou Mariana Pistoia e venceu a parcial por 7 a 1, retomando a grande vantagem austríaca, agora de dez pontos (30 a 20). Brugger, Freya Cenker e a própria Wohlgemuth anotaram cinco toques cada em Rafaella, Mariana e Bia Bulcão, encerrando a disputa em 45 a 29.

Rafaella Gomes Mundial de esgrima florete feminino
Rafaella Gomes teve o melhor resultado brasileiro na disputa individual (Foto: Divulgação/CBE)

Como o Brasil foi eliminado ainda na primeira rodada, não pôde seguir na disputa para a definição das posições intermediárias. Assim, terminou na 19ª colocação geral. Vale destacar que, das quatro atletas que integraram a equipe do florete feminino, apenas Rafaella Gomes esteve presente no quadro principal do torneio individual deste Mundial. Ela caiu na primeira rodada.

Mais no Mundial de Esgrima

Também houve o torneio por equipes da espada masculina, mas o Brasil não participou, já que conta com apenas um atleta neste Mundial: Alexandre Camargo. No torneio individual, ele chegou até a segunda rodada da fase preliminar, mas foi derrotado, não avançando à chave principal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial de Esgrima segue sendo disputado até o sábado (23). Nesta sexta-feira (22), haverá as competições por equipe do florete masculino e do sabre feminino. É do sabre feminino, aliás, que vem a única vitória do Brasil em chaves principais neste Mundial até aqui. Luana Pekelman venceu um jogo e parou na segunda rodada do torneio individual.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima