Siga o OTD

Esgrima

Equipe brasileira de florete feminino cai na estreia do Mundial

Com Bia Bulcão, Ana Toldo, Pistoia e Rafaella, Brasil perde na primeira rodada da disputa do florete por equipes no Mundial

Equipe florete feminino Brasil Mundial de Esgrima
Equipe brasileira de esgrima (Foto: FIE)

O Brasil perdeu na primeira rodada da disputa por equipes femininas do florete feminino no Mundial de Esgrima, em Cairo, no Egito. O time formado por Ana Beatriz Bulcão, Ana Toldo, Mariana Pistoia e Rafaella Gomes foi derrotado pela Áustria por 45 a 29 nesta quinta-feira (21) e terminou o torneio na 19ª colocação geral.

+ Brasil fatura duas pratas e dois bronzes na abertura do X Games

Ranqueado como a 17ª melhor equipe antes da competição, o Brasil estreou ainda no quadro de 32, diante da Áustria, ranqueada como 16ª. O time europeu esteve a frente desde o início da partida e viu o Brasil encostar no placar em apenas duas oportunidades. Ainda no começo, Ana Beatriz Bulcão entregou para Ana Toldo com 5 a 3 de desvantagem.

Depois, Toldo e Mariana Pistoia não fizeram boas passagens diante de Olivia Wohlgemuth e Lilli Brugger e a diferença no placar cresceu para nove pontos (14 a 5). Rafaella Gomes e Ana Beatriz Bulcão entraram em ação na sequência e conseguiram cortar bem a distância, deixando o Brasil com 23 a 19 atrás. Destaque para Bia, que marcou dez pontos contra Brugger.

A reação brasileira durou pouco e logo a Áustria voltou a abrir. Wohlgemuth enfrentou Mariana Pistoia e venceu a parcial por 7 a 1, retomando a grande vantagem austríaca, agora de dez pontos (30 a 20). Brugger, Freya Cenker e a própria Wohlgemuth anotaram cinco toques cada em Rafaella, Mariana e Bia Bulcão, encerrando a disputa em 45 a 29.

Rafaella Gomes Mundial de esgrima florete feminino
Rafaella Gomes teve o melhor resultado brasileiro na disputa individual (Foto: Divulgação/CBE)

Como o Brasil foi eliminado ainda na primeira rodada, não pôde seguir na disputa para a definição das posições intermediárias. Assim, terminou na 19ª colocação geral. Vale destacar que, das quatro atletas que integraram a equipe do florete feminino, apenas Rafaella Gomes esteve presente no quadro principal do torneio individual deste Mundial. Ela caiu na primeira rodada.

Mais no Mundial de Esgrima

Também houve o torneio por equipes da espada masculina, mas o Brasil não participou, já que conta com apenas um atleta neste Mundial: Alexandre Camargo. No torneio individual, ele chegou até a segunda rodada da fase preliminar, mas foi derrotado, não avançando à chave principal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial de Esgrima segue sendo disputado até o sábado (23). Nesta sexta-feira (22), haverá as competições por equipe do florete masculino e do sabre feminino. É do sabre feminino, aliás, que vem a única vitória do Brasil em chaves principais neste Mundial até aqui. Luana Pekelman venceu um jogo e parou na segunda rodada do torneio individual.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima