Siga o OTD

Esgrima

Luana Pekelman chega até a 2ª rodada do sabre no Mundial

Luana Pekelman vence chinesa cabeça de chave número 16 e perde na segunda rodada do sabre no Mundial

Luana Pekelman Mundial de Esgrima sabre
Luana Pekelman venceu chinesa favorita na estreia (Foto; FIE)

Luana Pekelman conquistou o melhor resultado individual do Brasil no Campeonato Mundial de Esgrima, disputado em Cairo, no Egito. Competindo no sabre feminino, nesta quarta-feira (20), ela venceu a chinesa Hengyu Yang, por 15 a 7, e perdeu na segunda rodada para a búlgara Yoana Ilieva, por 15 a 6, terminando na 31ª colocação geral. Guilherme Toldo e Lorenzo Mion também entraram em ação no dia, pelo florete masculino, mas ambos caíram na estreia. As equipes de sabre masculino e espada feminina do Brasil também perderam na primeira rodada.

+ Alison dos Santos é campeão mundial dos 400m com barreiras

Depois de uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas na fase de pules, Luana Pekelman precisou vencer um jogo na chave preliminar antes de se garantir na fase principal do Mundial, ainda no domingo. Ranqueada como a número 49 da disputa do sabre, ela teve uma pedreira logo de cara nesta quarta: a chinesa Hengyu Yang, cabeça de chave número 16. A brasileira, no entanto, impôs um forte ritmo para conseguir a vitória por 15 a 7 sobre a adversária.

Este foi o primeiro triunfo do Brasil em um duelo de chave principal neste Mundial, considerando todos os tipos de arma, o que já garantiu à Luana Pekelman a melhor campanha do país na competição. Tentando alavancar ainda mais sua participação, a sabrista enfrentou a búlgara Yoana Ilieva, 17ª do ranqueamento e melhor atleta da fase de poule. Após um início equilibrado, Ilieva disparou a partir da metade e conseguiu uma vitória com autoridade, em 15 a 6. A brasileira ficou em 31º lugar.

Toldo e Mion param na estreia

Entre os outros brasileiros que competiram no dia, Guilherme Toldo e Lorenzo Mion caíram na estreia do florete masculino. Toldo (18º) havia feito uma ótima campanha na pule no domingo, que o garantiu na chave principal de forma direta. Enfrentando o húngaro Gergo Szemes (47º) em sua estreia, porém, o brasileiro não repetiu o bom desempenho e foi derrotado em 15 a 10.

Guilherme Toldo Mundial de Esgrima
Guilherme Toldo em ação contra húngaro no Mundial (Foto: FIE)

Já Mion (44º), que havia passado pela fase preliminar antes da fase principal, perdeu para o sul-coreano Im Cheolwoo (21º) por 15 a 7. Mion terminou em 48º lugar na classificação geral, enquanto Toldo foi o 36º colocado.

Equipes também não avançam

Além das disputas individuais, o Mundial de Cairo também contou com a estreia das provas por equipes nesta quarta-feira. Pelo sabre masculino, o Brasil caiu diante do Canadá, perdendo por 45 a 24. O time brasileiro foi composto por Rafael Lee, Bruno Pekelman e Renato Saliba.

equipe sabre brasil mundial
Equipe brasileira de sabre que entrou em ação no Mundial (Foto: FIE)

Já na espada feminina, em que o Brasil foi representado por Nathalie Moellhausen, Victoria Vizeu e Mariana Correia, a equipe perdeu para a Hungria por 45 a 20. Como as derrotas aconteceram ainda na primeira rodada, os times brasileiros não puderam disputar as posições intermediárias da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial de Esgrima segue em disputa até o próximo sábado (23). Nesta quinta-feira (21), ocorrerão o início da prova por equipes do florete feminino e da espada masculina.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima