Siga o OTD

Tóquio 2020

Guilherme Toldo avança no Grand Prix de florete e se garante na Olimpíada

O bom desempenho de Guilherme Toldo no primeiro dia do Grand Prix de florete em Doha, no Qatar, garantiu a classificação do esgrimista para Olimpíada

guilherme toldo

Guilherme Toldo é 198º. brasileiro classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O esgrimista garantiu a vaga ao avançar para a fase de 64 do Grand Prix de florete que está sendo disputado em Doha, no Qatar. O atleta brigava pela vaga com o venezuelano Victor Leon, que foi eliminado no mata-mata preliminar e precisava ter um desempenho muito melhor do que o de Toldo na competição para ter chances de ir a Tóquio.

Guilherme Toldo começou sua participação no Grand Prix de Doha de florete com quatro vitórias e duas derrotas na poule, disputada em pequenos combates de até cinco pontos. Ele bateu o italiano Damiano Rosatelli, o indiano Bicky Thokchom, o suíço Remi Brunner e o croata Ivan Komsic e só perdeu para o polonês Leszek Rajskie e para Lok NG, de Hong Kong.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com o resultado, se classificou para o mata-mata, onde entrou direto na segunda rodada por conta do desempenho no poule, que funciona como uma fase de grupos. Adversário de Guilherme Toldo na briga pela classificação, o venezuelano Victor León derrotou o americano Charles Oursler por 15 a 8 para chegar à mesma fase para qual o brasileiro já estava classificado.

Quem vencesse, se garantiria entre os 64 melhores que vão disputar medalha no Grand Prix de Doha de florete, mas só Henrique Toldo passou. O brasileiro derrotou o turco Martino Minuto por 15 a 7 e avançou, enquanto Victor León perdeu por 15 a 12 para Bryce Louie, dos Estados Unidos.

Com a vaga garantida em Tóquio, Guilherme Toldo vai disputar a terceira Olimpíada de sua carreira. Na Rio-2016, o esgrimista fez história ao chegar às quartas de final, o melhor resultado da história da modalidade no Brasil junto com o de Nathalie Moellhausen, que chegou na mesma fase nos Jogos do Rio na espada.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020