Siga o OTD

Esgrima

GP de florete tem Bia Bulcão focada em Tóquio e estreia de Rafaela Gomes

No Grand Prix de florete, Bia Bulcão se prepara para buscar a vaga na Olímpiada, enquanto Rafaela faz seu primeiro torneio internacional adulto

A atleta Bia Bulcão, da esgrima, se despede de Portugal nesta segunda-feira (18). A esgrimista realizou um período de treinos em mais uma etapa do Missão Europa, programa elaborado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). No CT de Rio Maior, ela desfrutou de toda estrutura necessária no local e, de terça-feira (19) em diante, seguirá trabalhando na Itália, no clube Frascati Scherma, onde será orientada pela técnica italiana Alessandra Nucci.
(Daniel Varsano/COB)

Depois do sabre e da espada, é a vez de o florete voltar a ter disputas internacionais. Nesta sexta-feira (26), começa o Grand Prix, em Doha, no Catar, com a competição masculina. As meninas entram em ação no sábado e o Brasil tem um contraste bem interessante entre as duas atletas que estarão em ação no Oriente Médio: Bia Bulcão busca a vaga nos Jogos de Tóquio, enquanto Rafaela Gomes estreia internacionalmente em competições adultas.

Bia Bulcão se prepara intensamente para chegar ao objetivo de participar de sua segunda Olimpíada. Ainda tem chances de classificação pelo ranking olímpico, na disputa contra a colombiana Saskia Loretta Garcia e a venezuelana Anabella Gonzalez. Mas a brasileira, medalhista pan-americana em Lima-2019, está garantida para representar o Brasil no Pré-Olímpico do Panamá, no final de abril. Ou seja, o torneio internacional é uma excelente oportunidade de ter um parâmetro, após um ano parada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Fico contente em poder voltar após um longo período e poder aplicar algumas coisas que fiz nos treinos.  A minha expectativa é aproveitar cada combate, cada toque”, diz Bia Bulcão, que estava nos Estados Unidos em março do ano passado, quando o Grand Prix que aconteceria naquele país, o último torneio do ranking olímpico, foi cancelado.

Neste período, Bia Bulcão permaneceu boa parte do tempo treinando no Frascati Scherma, na Itália, sob a orientação da técnica italiana Alessandra Nucci. Buscou se aprimorar e fez mudanças necessárias para evoluir. O sentimento é de muito otimismo.

“Foi muito produtivo. Me concentrei bastante nos treinamentos e nas mudanças que fiz no meu jogo. Acho que aproveitei muito bem este período, estou muito satisfeita com a minha performance nos treinamentos e com a evolução que eu tive”, ressalta Bia Bulcão.

Rafaela Gomes, por sua vez, estreia com as cores do Brasil. Com apenas 17 anos, ela mora nos Estados Unidos, onde competia, e terá seu primeiro contato com o cenário internacional adulto, já que só disputou competições nas categorias de base.

“Eu estou muito feliz por estar aqui, é um sonho realizado. Agradeço a CBE pela oportunidade de representar o Brasil neste grande evento da esgrima internacional. Também me sinto uma pessoa de sorte por poder contar com o apoio da minha família na paixão pela esgrima”, diz a debutante.

Masculino

O torneio masculino do Grand Prix começa na sexta. Guilherme Toldo representa o Brasil e pode garantir a classificação para Tóquio, através do ranking olímpico. Para isso, basta manter a ótima vantagem sobre o venezuelano Victor León (72,0 contra 24,375 do adversário).

Mais em Esgrima