Siga o OTD

Escalada

Anja Kohler consegue melhor resultado no lead da Copa do Mundo

Anja Kohler anotou 22+e 28+ e ficou em 47º lugar na Copa do Mundo de Koper, seu melhor resultado no lead

Anja Kohler faz força e segura em parede durante prova de lead na Copa do Mundo de escalada esportiva
(Foto: ABEE/Divulgação)

A brasileira Anja Kohler ficou em 47º lugar na disputa do lead na etapa de Koper da Copa do Mundo de escalada esportiva, nesta sexta-feira (8), na Eslovênia. Ela marcou 22+ e 28+ em suas duas subidas para conseguir seu melhor resultado nesta disciplina em uma competição do circuito. Mateus Bellotto e Felipe Ho também competiram no masculino e terminaram no top-60.

O lead é uma das três provas da escalada esportiva. Na qualificatória dessa disciplina, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, se faz uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição do atleta em cada uma das escaladas e, em seguida, faz-se a raiz quadrada do número obtido a partir dessa conta.

Em Koper, Anja Kohler marcou 22+ na primeira subida, ficando em 52º lugar, e anotou 28+ na segunda escalada, que lhe deu a 39ª posição. Assim, fazendo o cálculo, ela acumulou 45.25 e terminou em 47º lugar. De origem suíça, a brasileira foi a terceira melhor atleta das Américas na prova, atrás de uma canadense e uma estadunidense. Ao todo, 62 atletas participaram da disputa feminina.

Melhor resultado

Além disso, a 47ª colocação é o melhor resultado de Anja Kohler na disputa do lead em uma etapa de Copa do Mundo de escalada esportiva. Antes, ela havia participado de quatro etapas na disciplina, sendo que seu melhor resultado havia sido um 49º lugar em Villars, em julho do ano passado. Há três semanas, a atleta de 19 anos ainda foi décima colocada no Mundial Júnior da modalidade.

Apesar do bom resultado pessoal, Anja Kohler não avançou para a semifinal em Koper. Isto porque apenas as 26 primeiras colocadas avançaram de fase. As últimas classificadas foram a tcheca Eliska Adamovska e as eslovenas Sara Copar e Rosa Rekar, que marcaram 31+ nas duas subidas. A líder foi a eslovena Janja Garnbret, atual campeã olímpica, que foi top-1 nas duas vezes.

Disputa masculina

Enquanto isso, na disputa masculina, Mateus Bellotto terminou na 56ª colocação, marcando 54.75. Ele anotou 18 pontos na primeira subida e 13+ na segunda, ficando em 55º lugar e em 51º, respectivamente. Já Felipe Ho ficou em 58º lugar, com 56.71, depois de marcar 11 pontos (59º lugar) e 13+ (51º) nas duas paredes. Um total de 59 atletas participaram da prova. O último classificado foi o australiano Campbell Harrison, quem marcou 40+ e 25+ em suas duas subidas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Escalada