Siga o OTD

Escalada

Seleção inicia preparação com treinador olímpico

Três atletas da seleção brasileira de escalada treinam na Eslovênia com foco nas competições de 2023

seleção brasileira de escalada esportiva
(Foto: Arthur Gáspari)

A Seleção Brasileira de Escalada Esportiva iniciou neste mês de fevereiro a sua preparação para os eventos internacionais de 2023. Será uma temporada importante, já que é ano de estreia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, onde serão disputadas as vagas do continente para os Jogos Olímpicos Paris 2024. 
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Parte da seleção principal está na Eslovênia para um mês de treinamento. Nossos atletas estão treinando em alguns dos principais ginásios e estruturas do país, com grandes nomes do treinamento da modalidade. 
+ Brasil perde no último segundo e adia vaga à Copa do Mundo
+ Sesi Bauru vence Brasília de virada na Superliga Feminina

+ Confira a convocação da seleção brasileira de escalada esportiva para 2023
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Renomado treinador

Mais uma vez, os atletas puderam ser acompanhados de perto por Roman Krajnik, técnico da campeã olímpica de escalada Eeportiva, Janja Garnbret. Foram duas sessões de treino com Roman, focando em escaladas de alto nível de complexidade e dificuldade. A equipe havia feito um Training Camp intensivo com Roman no início de 2022.

O time também tem feito sessões de treino com o time esloveno d escalada esportiva, utilizando a estrutura do centro de treinamento da equipe, e sob acompanhamento do seu técnico, Gorazd Hren. Os atletas brasileiros ficam no país até o dia 10 de março e ainda devem participar de um simulado de competição com a seleção eslovena. 

Anja Kohler boulder Brasileiro de escalada esportiva
Anja Kohler nasceu na Suíça, mas defenderá o Brasil a partir deste ano (Foto: Carol Coelho)

Estão participando deste treinamento, Anja Köhler, Bianca Castro e Felipe Ho. Os três estão acompanhados do coordenador de Alto Rendimento da ABEE, Arthur Gáspari, e farão parte da equipe brasileira nas primeiras etapas do circuito da Copa do Mundo de Escalada.

Anja espera aprender novas técnicas e ficar mais forte para o estilo dos boulders de competição, aproveitando a oportunidade para conhecer melhor o time brasileiro e, quem sabe, aprender um pouco de português. Já Felipe, está muito ansioso para os treinos. “Eu espero ser exposto a tipos de escalada complexos e provocativos e estar bem preparado para a etapa do Japão.”

Primeiro desafio será no Japão

A etapa que abre o circuito da Copa do Mundo de Escalada este ano, será em Hachioji, no Japão, em 21 de abril. As disputas serão na modalidade Boulder e estão escalados para representar o Brasil neste evento Anja Köhler e Bianca Castro, no feminino, e Felipe Ho e Rodrigo Hanada, no masculino. Anja, atleta com dupla nacionalidade, brasileira e suíça, fará a sua estreia representando o país.

Felipe Ho lead Copa do Mundo de escalada esportiva
Felipe Ho (Foto: Jan Virt)

A equipe compete buscando valiosos pontos para o Ranking Mundial Boulder+Guiada, que será utilizado para selecionar os atletas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Felipe Ho é atualmente o melhor atleta sul-americano no ranking masculino, na 85ª colocação, enquanto Rodrigo Hanada ocupa a 105ª colocação. No feminino, Bianca Castro ocupa a 83ª colocação no ranking e Anja Köhler ainda não pontuou pelo Brasil. Outros dois atletas brasileiros figuram no ranking: Mariana Hanggi – 68ª, a segunda melhor sul-americana no ranking feminino;  e  Mateus Bellotto – 108º. 

Após Hachioji a equipe viaja para a Coréia do Sul, onde participará da segunda etapa, também na modalidade Boulder. A expectativa é que o time consiga pontuar em ambos os eventos, ganhando algumas posições no ranking mundial, chegando assim, mais próximo às vagas para Santiago.

Chances de classificação para Santiago

A Escalada Esportiva faz sua estreia em Jogos Pan-Americanos este ano e o Brasil almeja ter atletas presentes neste grande evento.

O foco será garantir vagas para disputar a prova do Combinado Boulder+Guiada, onde cada país poderá classificar até três atletas por gênero. O processo de classificação utilizará o Ranking Mundial Boulder+Guiada, onde garantirão vaga os 19 melhores atletas das Américas, com mais um atleta do país-sede, o Chile.

*Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Escalada