Siga o OTD

Escalada

ABEE divulga nomes da seleção brasileira para 2023

Seleção brasileira para 2023 é divulgada, com nove atletas, incluindo dois sub-20

Bianca Castro escalada esportiva
Bianca Castro (Foto: Carol Coelho)

A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) divulgou os nomes que irão compor a seleção brasileira, de onde sairão os representantes do Brasil nas competições ao redor do mundo. Serão, ao todo, nove atletas: cinco no feminino e quatro no masculino.

+ Nicole Silveira fica em 8º na Copa do Mundo de skeleton

A equipe que disputará colocações no feminino será composta por Anja Köhler (SC), vencedora na modalidade Boulder no Campeonato Brasileiro de escalada, por Patrícia Antunes (MG), Bianca Castro (RJ) e Laura Timo (MG), nomes já conhecidos do esporte.

O masculino, por sua vez, ficará a cargo dos atletas Felipe Ho (SP), atual campeão nacional na modalidade Guiada e vencedor do Prêmio Brasil Olímpico em 2021, Rodrigo Hanada (SP), campeão nacional no Boulder, e Mateus Bellotto (SP), que obteve a primeira posição no Boulder no Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil de 2022, que ocorreu em Curitiba (PR).

A seleção também conta com dois nomes de atletas destaque sub-20: o goiano Felipe Pinto e a paranaense Mariana Hanggi. Hanggi já vinha ganhando visibilidade esse ano após vitórias no Sul-Americano de Boulder, em Santiago, no Chile, nos Jogos da Juventude, na Argentina e, mais recentemente, no Campeonato Brasileiro de escalada esportiva, realizado em Curitiba (PR), na categoria Juvenil A.

Com a seleção definida, os escaladores já têm previsto na agenda a participação na temporada de classificação para dois eventos importante. O primeiro deles é os Jogos Pan-Americanos de 2023, na capital chilena, Santiago, ocasião que marcará a estreia do esporte na lista de modalidades, e os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris, na França. As disputas pelas vagas em ambas as competições acontecem no próximo ano.

Ajuda de custo

Além disso, visando o desenvolvimento dos esportistas e da escalada no país, a ABEE seguirá auxiliando os atletas da seleção também financeiramente. Para ajudar nas despesas de treinamento e preparação, a associação prestará um suporte de R$ 1.300,00 mensais ao time principal, enquanto os destaques sub-20 receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 800,00.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estamos muito felizes com os nomes selecionados e bastante motivados para as competições que estão por vir. Nossos atletas conquistaram resultados excepcionais esse ano, e temos certeza que o desempenho deles será ainda melhor em 2023. A escalada esportiva tem ganhado popularidade no Brasil e no mundo, sendo Paris a segunda Olimpíada com o esporte entre suas modalidades. Com esses atletas, temos certeza que daremos bastante orgulho para os brasileiros e por isso, estamos satisfeitos em apoiar esse nomes em suas jornadas na escalada”, comenta Raphael Nishimura, Presidente da ABEE.

Mais em Escalada