Siga o OTD

Coronavírus

Federação de escalada cancela duas etapas da Copa do Mundo

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a IFSC decidiu cancelar dois eventos da Copa do Mundo que aconteceriam na Suíça

Escalada teve duas etapas da Copa do Mundo canceladas pela IFSC por conta do coronavírus
Escalada vem sofrendo com eventos adiados ou cancelados (Eddie Fowke/IFSC)

A pandemia do novo coronavírus segue afetando a realização de competições internacionais das mais diversas modalidades olímpicas ao redor do planeta. Nesta sexta-feira, a Federação Internacional de Escalada (IFSC) anunciou o cancelamento de dois eventos da Copa do Mundo que aconteceriam na Suíça.

Apesar de criar um grupo para tentar retomar as atividades da modalidade o quanto antes, a IFSC decidiu cancelar definitivamente as duas competições da Copa do Mundo que seriam realizadas na Suíça em 2020.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Mesmo com o estágio avançado em relação ao controle da Covid-19 – a Suíça contabilizou apenas 66 novos casos na última quinta-feira (7) –, o governo local tomou medidas que impossibilitaram a realização do evento.

Assim, as etapas de Meiringen e Villars, na Suíça, programadas para acontecer em abril e junho, respectivamente, estão fora do calendário da Copa do Mundo de escalada. Vale ressaltar que outras nove etapas estão adiadas.

“A decisão vem como consequência direta da situação em andamento causada pelo surto do coronavírus, juntamente com as medidas restritivas adotadas pelo governo suíço”, escreveu a IFSC em nota.

Europeu adiado

Escalada teve duas etapas da Copa do Mundo canceladas pela IFSC por conta do coronavírus
Europeu de escalada está adiado (Eddie Fowke/IFSC)

Há duas semanas, a IFSC anunciou o adiamento do Campeonato Europeu de escalada, classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O continental, inicialmente programado para ocorrer entre os dias 20 e 27 de março em Moscou, capital da Rússia, já havia sido adiado para o mês de junho, mas com as incertezas crescentes causadas pela pandemia, foi novamente remarcado. Agora, ocorrerá entre os dias 1º e 8 de outubro, na mesma cidade.

A competição dará duas vagas – uma no masculino e uma no feminino – para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Europeu de escalada será a segunda competição continental organizada pela IFSC em 2020. No final de fevereiro, antes da pandemia, ocorreu o Campeonato Pan-Americano em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na ocasião, o brasileiro César Grosso terminou na 6ª colocação e não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos.

Mais em Coronavírus