Siga o OTD

Escalada

César Grosso termina final em sétimo e está fora da Olimpíada

Brasileiro precisava vencer a competição para se garantir no Japão. Vaga ficou com americano de 16 anos

César Grosso termina final em sexto e está fora da Olimpíada

Terminou neste domingo (1) o Campeonato Pan-Americano de Escalada em Los angeles (EUA) E o escalador brasileiro César Grosso não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. César acabou o torneio na sexta colocação e como somente o campeão do torneio se garantiria na Olimpíada, o Brasil ficará sem representantes.

Quinto colocado no último Pan-Americano combinado e recordista brasileiro de velocidade (Speed), com a marca de 7seg14, César Grosso foi o único atleta da equipe do Brasil – com oito representantes – classificado para a final de 2020. Entre as modalidades disputadas no Pan combinado, sua melhor atuação neste domingo foi na Speed, em que terminou em quarto lugar e bateu por duas vezes o seu próprio recorde brasileiro, que era de 7seg14: na primeira corrida, marcou 6seg96 e, na segunda, os 6seg88

“Comecei muito bem na Speed, fiz dois tiros muito bons, batendo duas vezes meu recorde brasileiro. Acho que poderia ter ido melhor nos boulders, especialmente no segundo que era bem meu estilo e acabei não me encaixando. Na Lead escalei bem também, mas no confronto com os outros adversários, todos muito fortes, fiquei com a sétima posição no geral”, explicou César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor. “Não foi o suficiente para chegar à Olimpíada, mas valeu a torcida de todos”, completou.

-SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Brasil levou para Los Angeles oito atletas, quatro no masculino e quatro no feminino. O Pan começou na última terça-feira (25) na Califórnia, com uma fase eliminatória, seguida de qualificatórias com 20 classificados e, hoje, a final, com a participação dos oito melhores, em que somente o campeão garantiu a vaga olímpica. A vaga ficou com o americano Collin Duffy, de apenas 16 anos.

Resultados da equipe brasileira nas classificatórias do Pan-Americano:

Masculino

César Grosso – 6º lugar
Felipe Ho (10º lugar)
Jean Ouriques (17º lugar)Pedro Nicoloso (19º lugar)

Feminino

Thaís Makino (15º lugar)
Bianca Castro (16º lugar)

Hellen Cristina da Silva (21º Lugar)
Luana Riscado (abandonou) 

As três categorias da escalada

A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Mais em Escalada