Siga o OTD

Coronavírus

Federação internacional cria grupo para tentar retomar atividades

À medida em que a pandemia parece dar trégua a alguns países e governos já começam a flexibilizar regras de isolamento social, a Federação busca reiniciar a escalada, desde que de maneira segura

IFSC cria Força-Tarefa para tentar retomar as atividades da escalada
(Eddie Fowke/IFSC)

Com governos de alguns países flexibilizando aos poucos as regras do distanciamento social, à medida em que a pandemia do coronavírus parece dar trégua a algumas regiões que já foram severamente atingidas, a Federação Internacional de Escalada (IFSC) decidiu criar a sua própria força-tarefa para tentar voltar as atividades da modalidade.

Liderada pelos delegados técnicos da IFSC Graeme Alderson e Fabrizio Minnino, a força-tarefa tem como o objetivo produzir diretrizes e recomendações para os escaladores ao redor do mundo, na tentativa de recomeçar a escalada- tanto dentro dos ginásios e em competições – em um ambiente seguro.

IFSC cria Força-Tarefa para tentar voltar lentamente as atividades da escalada no mundo, à medida em que a pandemia parece dar tréguas em alguns lugares
“Nós escalaremos o mundo novamente”, mensagem encontrada no site da IFSC (reprodução)

Nas últimas semanas, a Força-Tarefa realizou reuniões com as comissões médica e esportiva da federação, além de comparecer a outras com líderes de outras organizações da comunidade da escalada e representantes de muitas federações internacionais. Os encontros vão voltar a ocorrer.

“Em meu nome e em nome da IFSC, eu quero agradecer a todos que estão comprometidos em contornar esse grande desafio criado pelo coronavírus. Há luz no fim do túnel e nós estamos fazendo tudo o que podemos para estar prontos para o momento de voltar a escalar,” declarou Marco Scolaris, presidente da entidade

Competições adiadas

Na semana passada, a federação anunciou o adiamento de quatro competições, incluindo o Campeonato Europeu, classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O continental, inicialmente programado para ocorrer entre os dias 20 e 27 de março em Moscou, capital da Rússia, já havia sido adiado para o mês de junho, mas com as incertezas crescentes causadas pela pandemia, foi novamente remarcado. Agora, ocorrerá entre os dias 1º e 8 de outubro, na mesma cidade.

A competição dará duas vagas – uma no masculino e uma no feminino – para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O Europeu será a segunda competição continental organizada pela IFSC em 2020. No final de fevereiro, antes da pandemia, ocorreu o Campeonato Pan-Americano em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na ocasião, o escalador brasileiro César Grosso terminou na 6ª colocação e não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos.

Mais em Coronavírus