Siga o OTD

Atletismo

Não parece, mas a Covid segue atrapalhando o calendário do esporte

Série de eventos previstos para a China, que enfrenta aumento de casos da doença e até “lockdown”, estão sendo cancelados ou com sedes alteradas

Estádio Hangzhou Covid-19
O novo estádio de Hangzhou não poderá receber os Jogos Asiáticos, cancelados pela Covid na China (Reprodução/Getty Images)

De uma forma um tanto discreta e sem muito alarde, o coronavírus prossegue causando estragos consideráveis no calendário do esporte mundial. Com o afrouxamento das medidas restritivas e o avanço da vacinação em muitos países, a impressão que muitos têm é que a pandemia da Covid-19 acabou. Muito pelo contrário e uma prova disso tem sido notícias de cancelamentos ou troca de sedes de eventos esportivos cada vez mais frequentes.

É verdade também que os problemas seguem concentrados apenas em eventos marcados para a China. Nas últimas semanas, o país vem passando por uma onda crescente de novos casos. Para evitar que a situação descambe – e imagine o estrago que uma pandemia descontrolada não pode fazer em um país do tamanho da China! – medidas restritivas vêm sendo tomadas. A cidade de Xangai, por exemplo, passa por um “lockdown” super pesado.

É claro que o esporte não deixaria de ser afetado. Dois grandes eventos multiesportivos, por exemplo, tiveram seu cancelamento anunciado nesta sexta-feira (6): os Jogos Asiáticos, que deveriam acontecer em Hangzhou, no mês de setembro, e os Jogos Universitários de verão, em Chengdu, marcados originalmente para o próximo mês de junho.

Para ambos, a justificativa foi uma só, o avanço nos casos de Covid-19 no país. No caso dos Jogos Asiáticos, era prevista a participação de cerca de 10 mil atletas, ou seja, um evento do tamanho de uma Olimpíada!

No caso dos Jogos Universitários, que já tinham sido adiados em 2021, já foi definido sua transferência para 2023.

Liga Diamante afetada

Não são apenas os eventos multiesportivos que seguem sofrendo os efeitos da pandemia. Na sexta-feira, os organizadores da Liga Diamante de atletismo confirmaram o cancelamento das duas etapas programadas para a China em 2022. Os meetings seriam realizados em Xangai, no dia 30 de julho, e Shenzen, em 6 de agosto. A princípio, as duas etapas estão marcadas para 2023.

No lugar destas etapas, a Liga Diamente programou para 6 de agosto uma etapa em Chorzow, região da Silesia, na Polônia, incluindo parte das provas que estavam programadas para as etapas chinesas.

A expectativa agora é ver se ouros eventos previstos para a China precisarão também ser adiados ou cancelados em razão do coronavírus.

Mais em Atletismo