Siga o OTD

Tóquio 2020

Atletas da escalada aprovam adiamento dos Jogos Mundiais

Atletas comemoram a mudança, que visa impedir uma conflito de dadas com os Jogos de Tóquio

Escalada jogos mundiais
Brasileiro Cesar Grosso, na escalada de velocidade (instagram)

Os atletas da escalada comemoraram a confirmação de que a 11ª edição dos Jogos Mundiais foi adiada para 2022. Prevista para acontecer em Birmingham, nos Estados Unidos, o evento estava marcado para o mesmo período das novas datas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Com a mudança das Olímpiadas para o ano que vem, a Associação Internacional dos Jogos Mundiais e o Comitê Organizador de Birmingham divulgaram que os Jogos Mundiais também sofrerão uma alteração no seu cronograma. Dessa forma, a competição está confirmada para ocorrer entre os dias 7 e 17 de julho de 2022.

+Tóquio admite usar Vila Olímpica como hospital na pandemia

O adiamento foi bastante comemorado pelos atletas de escalada. Isso porque, o esporte, que será estreante em Jogos Olímpicos em Tóquio, também faz parte dos Jogos Mundiais desde a 7ª edição, realizada em 2005. Dessa forma, caso não houvesse uma mudança, o evento nos EUA sofreriam uma enorme redução no interesse por parte dos atletas.

O adiamento foi aprovado de maneira unânime em votação entre todas as autoridades envolvidas. O resultado foi comemorado por Marco Scolaris, presidente da Federação Internacional de escalada.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Os escaladores adoram os Jogos Mundiais: o primeiro grande evento esportivo que acolheu nosso esporte já em 2005. Também precisamos expressar nossa gratidão aos líderes de Birmingham e seu Comitê Organizador pela pontualidade em encontrar uma solução após o adiamento dos Jogos Olímpicos”, confirmou.

Desde a última edição dos Jogos Mundiais, realizada em 2017, em Wroclaw, na Polônia, a escalada vem sendo disputada em três categorias: velocidade, Boulder e Via Guiada. Estas serão as mesmas que serão competidas em Tóquio.

Mais em Tóquio 2020