Siga o OTD

Heróis Olímpicos

Como atleta e técnico, húngaro foi pódio oito vezes no polo

O húngaro Dezső Gyarmati foi cinco vezes medalhista como jogador e ainda subiu mais três vezes no pódio como técnico de seu país

Dezső Gyarmati é o maior vencedor da história do polo aquático nos Jogos Olímpicos

O húngaro Dezső Gyarmati é frequentemente considerado o maior jogador de polo aquático de todos os tempos. Sua façanha de ganhar medalhas em cinco Jogos Olímpicos consecutivos (ouro em Helsinque-1952, Melbourne-1956 e Tóquio-1964; prata em Londres-1948; e bronze em Roma-1960) nunca foi igualada. Para completar, ele ainda ganhou ouro (Montreal-1976), prata (Munique-1972) e bronze (Moscou-1980) como treinador da Hungria em Olimpíadas.

Ele também foi capitão da seleção húngaro na conquista dos campeonatos europeus de 1954 e 1962. Excelente nadador, com melhor tempo de 58,5 segundos nos 100 metros (bastante rápido naquela época), Desző Gyarmati foi considerado o “jogador de polo aquático mais veloz do mundo”. 

REINADO COMO JOGADOR

Quando ele estreou nos Jogos Olímpicos, a Hungria já tinha sua tradição depois de conquistar os títulos de Los Angeles-1932 e Berlim-1936. Desző Gyarmati, aos 21 anos, fez parte do time que foi vice-campeão em Londres-1948 e marcou quatro gols ao longo da campanha, mas não foi capaz de impedir o ouro da Itália.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em Helsinque-1952, a disputa foi contra a Iugoslávia. As duas seleções empataram em 2 a 2 na fase final e a medalha de ouro só foi conquistada pela Hungria no saldo de gols, já que os dois países terminaram empatados no quadrangular decisivo. Na campanha, Desző Gyarmati marcou seis gols.

Dezső Gyarmati em ação em Tóquio-1964

Desző Gyarmati tinha 29 anos em Melbourne-1956. Ele estava no auge, assim como a Hungria. A equipe fez uma campanha perfeita com sete vitórias em sete jogos para conquistar a medalha de ouro com 32 gols marcados e aopenas seis sofridos.

Quatro anos depois, em Roma, a Hungria não conseguiu repetir o feito e acabou em terceiro lugar no quadragular decisivo com dois empates e uma derrota na fase final. A Itália foi campeã e a União Soviética foi prata.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Mas Desző Gyarmati, com 37 anos, e a Hungria deram a volta por cima em Tóquio-1964. Em outra disputa acirrada com a Iugoslávia, os húngaros levaram a medalha de ouro no saldo de gols.

SUCESSO COMO TÉCNICO

Foi a despedida de Desző Gyarmati, considerado um herói nacional na Hungria, como jogador, mas ele ainda voltaria aos Jogos Olímpicos para fazer história. Depois que se aposentou das piscinas, virou técnico e levou o país ao título olímpico em Montreal-1976 e também conquistou medalha em Munique-1972 (prata) e Moscou-1980 (bronze).

Mais tarde, enveredou-se pela política e tornou-se membro do parlamento húngaro. Casou-se com Eva Székely, campeã olímpica dos 200 m peito em Helsinque-1952. A filha deles, Andrea, foi uma medalha de prata nos 100 m costas em Munique-1972 e mais tarde ela se casou com Mihály Hesz, ouro na canoagem na Cidade do México-1968.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos