Siga o OTD

Taekwondo

Três maiores do taekwondo levaram dois ouros e um bronze

Com dois ouros e um bronze, o americano Steven Lopez, o iraniano Hadi Saei e o sul-coreano Hwang Gyeong-Seon são os maiores medalhistas do taekwondo em Jogos Olímpicos

maiores medalhistas do taekwondo nos Jogos Olímpicos
Steven Lopez, Hadi Saei e Hwang Gyeong-Seon são os maiores vencedores do taekwondo na história dos Jogos Olímpicos (Montagem)

O americano Steven Lopez, o iraniano Hadi Saei e a sul-coreana Hwang Gyeong-Seon são os maiores medalhistas do taekwondo na história dos Jogos Olímpicos. A modalidade, que foi esporte de demonstração em Seul-1988 e Barcelona-1992, começou a ser disputada para valer em Sydney-2000. Após cinco edições olímpicas, o trio histórico está empatado com duas medalhas de ouro e uma de bronze.

Dos três maiores medalhistas do taekwondo, Steven Lopez, dos Estados Unidos, participou de todas as cinco edições em que o esporte fez parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos. As três feras estiveram juntas em duas edições: Atenas-2004 e Pequim-2008.

Na estreia do taekwondo, em Sydney-2000, Steven Lopez e Hadi Saei marcaram presença. O americano levou a medalha de ouro na categoria até 68 kg, enquanto o iraniano terminou com o bronze na mesma competição. Os dois, no entanto, não se enfrentaram na Olimpíada australiana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em Atenas-2004, Steven Lopez mudou de categoria e foi competir na categoria até 80 kg e continuou seu domínio ao levar a segunda medalha de ouro. Sem a concorrência do lutador dos Estados Unidos, Hadi Saei subiu dois degraus no pódio e foi campeão olímpico até 68 kg.

Já Hwang Gyeong-Seon fez sua estreia em Atenas-2004 e terminou com a medalha de bronze na categoria até 67 kg. A única derrota dela foi logo no primeiro combate para a chinesa Luo Wei, que acabou conquistando o ouro. Depois disso, a sul-coreana venceu todas as lutas que fez na repescagem até se classificar para a disputa do terceiro lugar e garantir um lugar no pódio.

Em Pequim-2008, Steven Lopez, Hadi Saei e Hwang Gyeong-Seon, os três maiores medalhistas do taekwondo, voltaram a competir nos Jogos Olímpicos. Aos 30 anos, o americano não conseguiu realizar o sonho de chegar ao terceiro ouro seguido, mas ficou com a medalha de bronze. Já o iraniano, que competiu na mesma categoria de Lopez, conquistou o bicampeonato, e a sul-coreana foi campeã olímpica pela primeira vez.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

A Olimpíada chinesa marcou a despedida de Hadi Saei dos Jogos Olímpicos. Com 32 anos, ele igualou a marca de Steven Lopez. Ambos tinham duas medalhas de ouro e uma de bronze. Quatro anos mais tarde, no entanto, o americano teve a chance novamente de se tornar o maior medalhistas isolado do taekwondo.

Com 34 anos, Steven Lopez, atrapalhado por uma lesão no tornozelo, foi derrotado logo na estreia de Londres-2012 por Ramin Əzizov, do Azerbaijão, e deu adeus à competição. Já Hwang Gyeong-Seon entrou para o seleto grupo dos maiores medalhistas do taekwondo ao ganhar novamente o ouro. Foi a última aparição da sul-coreana, que tinha 36 anos, em Jogos Olímpicos.

Na Rio 2016, Steven Lopez, aos 38 anos, disputou pela última vez os Jogos Olímpicos. Depois de vencer na estreia, ele foi derrotado nas quartas de final e teve que ir disputar a repescagem. Lá venceu o australiano Hayder Shkara e se classificou para a disputa do bronze.

Steven Lopez estava a uma vitória de se tornar o maior medalhista do taekwondo de todos os tempos, mas acabou derrotado por Oussama Oueslati, da Tunísia, que ficou com o terceiro lugar. Assim, o americano encerrou sua carreira olímpica empatado com Hadi Saei e Hwang Gyeong-Seon com dois ouros e um bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Taekwondo