Siga o OTD

Heróis Olímpicos

Os reis do hóquei sobre a grama em Olimpíadas são da Índia

Conheça a história dos indianos Leslie Claudius e Udham Singh, que ganharam três medalhas de ouro e uma de prata no hóquei sobre a grama

Leslie Claudius e Udham Singh são os maiores vencedores do hóquei sobre a grama nos Jogos Olímpicos (Montagem)

A Índia é a grande força da história do hóquei sobre a grama nos Jogos Olímpicos. O país é o maior vencedor com oito medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, mas já faz tempo que não sobe ao pódio. O último título aconteceu em Moscou-1980. Por conta disso, os atletas mais premiados da modalidade são indianos que viveram a época de ouro da: Leslie Claudius e Udham Singh, três vezes campeões e uma vez vice.

Leslie Claudius conquistou sua primeira medalha de ouro no hóquei sobre a grama em Londres-1948. Em Helsinque-1952 e Melbourne-1956, voltou a subir no lugar mais alto do pódio, mas em ambas teve a companhia de Udham Singh. Os dois estiveram juntos também na prata de Roma-1960. Depois, Claudius parou, mas Singh teve a honra de se igualar ao companheiro ao ganhar a medalha de ouro em Tóquio-1964.

leslie claudius - hóquei sobre a grama
Leslie Claudius ganhou três medalhas de ouro seguidas: 1948, 1952 e 1956

LONDRES-1948

A estreia de Leslie Claudius nos Jogos Olímpicos foi com 21 anos. Na época, a Índia era a atual tricampeã olímpica do hóquei sobre a grama com os títulos conquistados em Amsterdã-1928, Los Angeles-1932 e Berlim-1936. Apesar das Olimpíadas de 1940 e 1944 terem sido canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial, o país retomou seu domínio em Londres-1948.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em sua primeira participação, Leslie Claudius jogou apenas a primeira partida, vencida pela Índia por 8 a 0 contra a Áustria. Nos outros quatro jogos, viu do banco de reservas mais quatro vitórias do país, que marcou 25 gols e sofreu apenas dois para chegar ao tetracampeonato do hóquei sobre a grama com a goleada de 4 a 0 sobre a Grã-Bretanha na final.

HELSINQUE-1952

Em Helsinque-1952, a Índia estreou direto nas quartas-de-final e só precisou de três jogos para ser campeã do hóquei sobre a grama. Udham Singh, com 23 anos, já jogou na estreia: vitória de 4 a 0 sobre a Áustria. Na semifinal, ele foi para o banco e Leslie Claudius foi titular nos 3 a 1 sobre a Grã-Bretanha. Na disputa pelo ouro, os dois jogaram juntos pela primeira vez numa Olimpíada e o título veio com uma goleada de 6 a 1 sobre a Holanda.

MELBOURNE-1956

Nos Jogos de Melbourne-1956, na primeira fase, a Índia encontrou muita facilidade e aplicou goleadas históricas: 14 a 0 no Afeganistão, 16 a 0 nos Estados Unidos e 6 a 0 em Cingapura. 13 dos 14 gols de Udham Singh, artilheiro do torneio de hóquei sobre a grama, saíram nessas partidas, enquanto Leslie Claudius balançou a rede apenas uma vez, na segunda rodada, contra a seleção americana.

Na semifinal e na final, os jogos foram bem mais difíceis: 1 a 0 sobre a Alemanha com gol de Udham Singh e depois 1 a 0 de novo sobre o arquirrival Paquistão para faturar o hexacampeonato para a Índia. Foi o terceiro ouro de Claudius e o segundo de Singh.

ROMA-1960

Em Roma-1960, Leslie Claudius virou o capitão do time, mas a Índia deixou escapar a medalha de ouro do hóquei sobre a grama pela primeira vez em 32 anos. Depois de ganhar os primeiros quatro jogos, marcando 18 gols e sofrendo apenas um, a seleção indiana passou apertado pela semifinal com uma vitória de 1 a 0 sobre a Grã-Bretanha com gol de Udham Singh.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Na final, o Paquistão impediu a Índia de ganhar o sétimo título olímpico seguido no hóquei sobre a grama com uma vitória apertada por 1 a 0. Primeiro jogador a atingir a marca de 100 partidas com a camisa da seleção indiada, Leslie Claudius fez em Roma, aos 33 anos, sua última aparição em Jogos Olímpicos. Ele ainda seguiu atuando em competições nacionais e só foi se aposentar oficialmente em 1965.

Udhan Singh - hóquei sobre a grama
Udham Singh igualou o feito de Leslie Claudius em Roma-1960

TÓQUIO-1964

Um ano antes, ele viu de longe Udham Singh igualar sua marca de três medalhas de ouro e uma de prata. Em Tóquio-1964, a caminhada foi mais longa. A Índia precisou de nove partidas, com sete vitórias e dois empates, para alcançar o lugar mais alto do pódio. Na final, a terceira seguida contra o Paquistão, o título foi conquistado ao bater o campeão dos Jogos anteriores por 1 a 0.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos