Siga o OTD

1906

Curiosidades olímpicas

Jogos ‘esquecidos’ de 1906 salvaram o movimento olímpico

Jogos de Atenas-1906 não são reconhecidos oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas foram fundamentais para a retomada do Movimento Olímpico depois do fracasso de 1900 e 1904

A exemplo de 1896, boa parte dos Jogos de 1906 foram disputados no mítico estádio Panatenaico (COI)

Jogos ‘esquecidos’ de 1906 salvaram o movimento olímpico

Depois de sua criação em 1896, os Jogos Olímpicos da era moderna viveram uma grande crise durante as edições de Paris-1900 e Saint Louis-1904. Em ambas, as competições ocorreram simultaneamente a feiras mundiais, que eram muito populares na época, deixando o esporte em segundo plano. Curiosamente, o movimento olímpico começou a reagir em 1906, quando foram realizados os Jogos de Atenas-1906, que não foram reconhecidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A Olimpíada Intercalada, como é (pouco) conhecida, de Atenas, serviu para comemorar os dez anos da primeira edição, realizada em 1896, mas não foi reconhecida pelo COI por quebrar a regra que determina a realização dos Jogos de quatro em quatro anos. Apesar disso, as competições de 1906 tiveram um excelente nível técnico e grande repercussão de público e crítica. Ao todo, 20 nações participaram do evento, que contou com a presença de 884 atletas. Depois do fracasso de Paris-1900 e Saint Louis-1904, a edição “fantasma” foi fundamental para a consolidação do Movimento Olímpico ao recuperar a credibilidade e direcionar o caminho para o sucesso que os Jogos tiveram a partir de Londres-1908.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Se os Jogos de Paris e Saint Louis aconteceram ao longo de mais de quatro meses e sem locais adequados para as competições, a Olimpíada Intercalada de 1906 foi enxuta, disputada em duas semanas, com grande parte das provas disputada no mítico estádio Panatenaico.

A intenção do rei Jorge I era de fazer Atenas ser a sede fixa dos Jogos Olímpicos como acontecia na Antiguidade. Mas o Barão de Coubertin se opunha fortemente à ideia e queria que houvesse um rodízio entre as cidades-sede, garantindo o caráter internacional de sua criação.

OLIMPÍADA DE 1906 NÃO ERA PARA TER SIDO EVENTO ISOLADO

Ainda assim, os Jogos de 1906, apesar de não serem reconhecidos, foram autorizados pelo COI. O curioso é que a Olimpíada Intercalada não era para ter sido um evento isolado. O evento deveria ocorrer de quatro em quatro anos a partir de então, sempre em Atenas. Mas em 1907, gregos e turcos entraram em guerra por Creta. Depois, entre 1912 e 1913 aconteceram as Guerras Balcânicas. Para completar, de 1914 a 1918 aconteceu a Primeira Guerra Mundial.

Quando a Guerra acabou, a Grécia não tinha condições de sediar mais a Olimpíada Intercalada. A partir de então, a ideia de Jogos com sede fixa em Atenas foi definitivamente abandonada.

Mais em Curiosidades olímpicas