Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Jogos ‘esquecidos’ de 1906 salvaram o movimento olímpico

Jogos de Atenas-1906 não são reconhecidos oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas foram fundamentais para a retomada do Movimento Olímpico depois do fracasso de 1900 e 1904

1906
A exemplo de 1896, boa parte dos Jogos de 1906 foram disputados no mítico estádio Panatenaico (COI)

Depois de sua criação em 1896, os Jogos Olímpicos da era moderna viveram uma grande crise durante as edições de Paris-1900 e Saint Louis-1904. Em ambas, as competições ocorreram simultaneamente a feiras mundiais, que eram muito populares na época, deixando o esporte em segundo plano. Curiosamente, o movimento olímpico começou a reagir em 1906, quando foram realizados os Jogos de Atenas-1906, que não foram reconhecidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A Olimpíada Intercalada, como é (pouco) conhecida, de Atenas, serviu para comemorar os dez anos da primeira edição, realizada em 1896, mas não foi reconhecida pelo COI por quebrar a regra que determina a realização dos Jogos de quatro em quatro anos. Apesar disso, as competições de 1906 tiveram um excelente nível técnico e grande repercussão de público e crítica. Ao todo, 20 nações participaram do evento, que contou com a presença de 884 atletas. Depois do fracasso de Paris-1900 e Saint Louis-1904, a edição “fantasma” foi fundamental para a consolidação do Movimento Olímpico ao recuperar a credibilidade e direcionar o caminho para o sucesso que os Jogos tiveram a partir de Londres-1908.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Se os Jogos de Paris e Saint Louis aconteceram ao longo de mais de quatro meses e sem locais adequados para as competições, a Olimpíada Intercalada de 1906 foi enxuta, disputada em duas semanas, com grande parte das provas disputada no mítico estádio Panatenaico.

A intenção do rei Jorge I era de fazer Atenas ser a sede fixa dos Jogos Olímpicos como acontecia na Antiguidade. Mas o Barão de Coubertin se opunha fortemente à ideia e queria que houvesse um rodízio entre as cidades-sede, garantindo o caráter internacional de sua criação.

OLIMPÍADA DE 1906 NÃO ERA PARA TER SIDO EVENTO ISOLADO

Ainda assim, os Jogos de 1906, apesar de não serem reconhecidos, foram autorizados pelo COI. O curioso é que a Olimpíada Intercalada não era para ter sido um evento isolado. O evento deveria ocorrer de quatro em quatro anos a partir de então, sempre em Atenas. Mas em 1907, gregos e turcos entraram em guerra por Creta. Depois, entre 1912 e 1913 aconteceram as Guerras Balcânicas. Para completar, de 1914 a 1918 aconteceu a Primeira Guerra Mundial.

Quando a Guerra acabou, a Grécia não tinha condições de sediar mais a Olimpíada Intercalada. A partir de então, a ideia de Jogos com sede fixa em Atenas foi definitivamente abandonada.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas