Siga o OTD

Política, Guerras e Boicotes

1916, 1940 e 1944: as Olimpíadas canceladas pelas guerras

Três Olimpíadas foram canceladas por causa da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, que aconteceram, respectivamente, entre 1914 e 1918 e 1939 e 1945

A pandemia do coronavírus causou o inédito adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 para 2021. Mas não foi a primeira vez que uma crise global causou mudanças no calendário das Olimpíadas. As edições de 1916, 1940 e 1944 foram canceladas por causa das duas grandes guerras mundiais.

Em 1916, os Jogos seriam disputados em Berlim, na Alemanha, que venceu a concorrência de Alexandria e Budapeste pelo direito de ser a cidade-sede da Olimpíada. Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, os trabalhos de organização continuaram, já que ninguém acreditava que o conflito se estenderia por dois anos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mas a Europa já estava devastada pela guerra, que só terminaria dois anos depois, em 1916 e os Jogos Olímpicos tiveram que ser cancelados. O evento só voltaria a ser disputado em Antuérpia-1920.

Segunda Guerra Mundial

Já por conta da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, duas Olimpíadas foram canceladas. Os Jogos de 1940 foram originalmente outorgados para Tóquio, cujo nome chegou a aparecer na cerimônia de encerramento de Berlim-1936.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Antes do início do conflito mundial, no entanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) resolveu retirar de Tóquio o direito de receber os Jogos de 1940. Tudo porque o Japão iniciou em 1937 a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Por conta disso, a cidade-sede foi transferida para Helsinque.

A Olimpíada de Helsinque, que seria realizada em 1940, só foi cancelada no ano previsto para a realização dos Jogos com a Segunda Guerra Mundial já em andamento.

A sede dos Jogos Olímpicos de 1944 foi escolhida em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Londres venceu a concorrência de Roma, Detroit, Lausanne, Atenas, Budapeste, Helsinque e Montreal.

Olimpíadas canceladas pela Guerra - Londres 1944
Depois de ter a Olimpíada de 1944 cancelada pela guerra, Londres recebeu os Jogos em 1948

Apesar disso, logo ficou claro que seria impossível realizar a Olimpíada em 1944, a exemplo do que aconteceu em 1940. Assim, o COI esperou o fim do conflito, em 1945, para escolher a próxima sede. Londres se candidatou de novo e foi escolhida como o local dos Jogos de 1948.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Política, Guerras e Boicotes