Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Quem são as 3 mulheres mais vencedoras da história olímpica?

Confira quem são as mulheres que eternizaram seus nomes na história como as maiores medalhistas dos Jogos Olímpicos

Larisa Latynina - Birgit Fischer - Jenny Thompson - Mulheres mais vencedoras da história das Olimpíadas
As mulhres mais vencedoras da história de Olimpíadas

Ao longo dos mais de 100 anos desde a primeira Olimpíada da Era Moderna em 1896, vários atletas de diversas nações subiram ao pódio olímpico, escrevendo seus nomes na história. Mas foram poucos os que se eternizaram como os maiores medalhistas dos Jogos Olímpicos. E deste seleto grupo, Larisa Latynina, Birgit Fischer e Jenny Thompson são as únicas na lista de mulheres mais vencedoras da história das Olimpíadas.

Todas elas somam nada menos que oito medalhas de ouro. Mas no total, Latynina leva vantagem, sendo a segunda maior medalhista entre mulheres e homens. Fischer é a sexta colocada no geral, enquanto Thompson é a sétima. 

+CONHEÇA O BLOG DE CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Larisa Latynina – 18 medalhas olímpicas

Larisa Latynina - Mulheres mais vencedoras da história das Olimpíadas
Larisa Latynina e suas 18 medalhas olímpicas (Facebook/larisalatynina)

Nascida na Ucrânia, Larisa Latynina começou sua carreira como bailarina, migrando depois para a ginástica artística. Aos 19 anos, ela teve a primeira oportunidade de competir internacionalmente, no Campeonato Mundial de Ginástica Artística. E de cara, faturou uma medalha de ouro por equipes.

Dois anos depois, em Melbourne-1956, em sua estreia em Jogos Olímpicos, Latynina levou quatro ouros, uma prata e um bronze. Quatro anos depois, em Roma-1960, mais seis medalhas. Mas desta vez, foram três douradas, duas pratas e um bronze. E fechando a conta, em Tóquio-1964, faturou mais cinco: duas de ouro, uma prata e dois bronzes. 

+Crescimento e igualdade: teremos uma rainha em Tóquio

Assim, representando a União Soviética, Latynina soma um total de 18 medalhas olímpicas, o que lhe tornou a maior medalhista olímpica de todos os tempos por 44 anos, sendo superada apenas em 2012 por Michael Phelps.

Birgit Fischer – 12 medalhas olímpicas

Birgit Fischer - Olimpíadas
Bigir Fischer e suas 12 medalhas olímpicas (Divulgação)

Nascida na Alemanha em 1962, Birgit Fischer é até hoje o maior nome da história da canoagem velocidade. Ela estreou em Jogos Olímpicos em Moscou-1980, quando tinha 18 anos, e conquistou uma medalha de ouro, representando a Alemanha Oriental (no período da Guerra Fria, a Alemanha foi “dividida em duas”). Passou em branco em Los Angeles-1984, mas voltou com tudo em Seul-1988, subindo ao lugar mais alto do pódio duas vezes e conquistando ainda um vice-campeonato. 

Em Barcelona-1992 e Atlanta-1996, já com a Alemanha unificada, Fischer repetiu o feito e faturou mais um ouro e uma prata em cada edição. E em Sydney-2000, levou para casa mais duas medalhas douradas. Depois disso, ela chegou a anunciar sua aposentadoria, mas desistiu para tentar mais uma medalha olímpica. E em Atenas-2004, com 42 anos, ela conseguiu: conquistou sua última medalha de ouro e levou ainda mais uma prata.

Até hoje, Fischer é mais jovem atleta a ter se tornado campeã olímpica de canoagem, aos 18 anos, e é ainda a única mulher a conquistar medalhas de ouro em seis edições diferentes de Jogos Olímpicos. 

Jenny Thompson – 12 medalhas olímpicas

Jenny Thompson - Olimpíadas
Jenny Thompson, a sétima maior medalhista da história (Tam USA)

A nadadora Jenny Thompson despontou cedo no mundo esportivo. Sua primeira aparição internacional foi aos 14 anos, quando ganhou os 50 m livres e ficou em terceiro lugar nos 100 m livres nos Jogos Pan-americanos de 1987, em Indianápolis. E ainda ganhou seu primeiro Campeonato Mundial em 1991, aos 18 anos. 

Em Jogos Olímpicos, ela estreou em Barcelona-1992, quando conquistou dois ouros no revezamento e uma prata. Quatro anos depois, em Atlanta-1996, ela subiu três vezes ao lugar mais alto do pódio, mas foi em Sydney-2000 que Thompson teve seu melhor desempenho, quando levou novamente três ouros e ainda faturou um bronze.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

E em Atenas-2004, ela se despediu dos Jogos Olímpicos aos 31 anos, como a mais velha do time de natação dos Estados Unidos, com mais duas medalhas de prata, entrando para a história como uma das mulheres mais vencedoras da história das Olimpíadas.

Mais em Curiosidades olímpicas