Siga o OTD

Tóquio 2020

Em meio à pandemia, Tóquio 2020 esconde chama olímpica

Em estado de emergência, Japão preserva a chama olímpica em local secreto

Cham olímpica de Tóquio 2020 fica escondida do público em meio à pandemia
Chama olímpica de Tóquio 2020 chega ao Japão (Facebook/tokyo2020)

A chama olímpica da Olimpíada de Tóquio 2020 não está mais em exibição pública e está sendo preservada em um local não revelado no Japão. A medida foi adotada para evitar aglomerações e diminuir a propagação do novo coronavírus.

O chefe-executivo de Tóquio 2020, Toshirō Mutō, disse que a chama olímpica estava sendo mantida “sob supervisão do Comitê Organizador”, mas não especificou o local exato.

Uma lanterna com ela estava programada para permanecer em exibição pública durante o mês de abril na região de Fukushima.

Fukushima tinha sido escolhida pois foi um das áreas mais atingidas pelo tsunami em 2011, que acabou provocando um desastre nuclear nas proximidades.

Depois de Fukushima, a chama olímpica deveria mudar para Tóquio, onde também seria exposta ao público, mas tudo mudou em meio à pandemia. E será a primeira vez que ela ficará acessa por mais de um ano.

O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio 2020 esperava que a exibição fosse um símbolo de esperança antes dos Jogos, que foram adiados para 2021 por causa da pandemia de coronavírus.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No entanto, foi anunciado que a chama seria preservada do público quando o primeiro-ministro japonês Shinzō Abe declarou estado de emergência para Tóquio, Osaka e cinco outras prefeituras na semana passada por causa da pandemia.

Tudo incerto

Assim como a exibição da chama olímpica está suspensa, o revezamento da tocha também está sem programação alguma. Originalmente, o revezamento duraria 121 dias em solo japonês e passaria por diversas cidades.

A Olimpíada de Tóquio 2020 está previstas para começarem no dia 23 de julho de 2021, com o fim programado para 8 de agosto. Só que nem isso está muito garantido.

Mais em Tóquio 2020