Siga o OTD

Vôlei

Em isolamento, Leal lamenta situação difícil em Civitanova

O cubano, naturalizado brasileiro, está há mais de um mês de quarentena na Itália e transparece preocupação com o futuro

Leal Vôlei Lube Civitanova Coronavírus
Leal está há mais de um mês em insolamento na Itália (Lube Civitanova/Divulgação)

Depois de quase sete anos jogando pelo Sada Cruzeiro, Leal deixou o clube brasileiro em meados de 2018 e foi jogar no vôlei italiano. Pelo Lube Civitanova, o cubano, naturalizado brasileiro, foi campeão da Liga dos Campeões, Italiano, Copa Itália e Mundial de Clubes. Se por um lado o aspecto esportivo é só de alegrias, por outro, a situação está complicada fora da quadra com a devastação que a pandemia de coronavírus tem causado ao país.

Civitanova é um município localizado na comuna de Treia, província de Macerata, na região de Marcas. “Não está fácil. Continuamos em isolamento. Teremos que ficar aqui e participar dessa difícil situação diariamente. Queria ir para casa porque acredito que seria o melhor nesta situação. Estar sozinho, sem poder fazer nada há mais de 40 dias, é muito difícil e principalmente pelas incertezas do futuro”, contou Leal ao Olimpíada Todo Dia.

+ Gabi renova com VakifBank; Natália de saída do Eczacibasi

No momento, Civitanova soma 16 mortos por consequência do coronavírus. Portanto, é a cidade mais afetada da província, juntamente com Recanati, seguido por Macerata, com 13, e Cingoli, com 11. Na Itália os números são ainda mais assustadores, com cerca de 150 mil infectados pela doença e quase 20 mil mortos até a segunda semana de abril.

Competições canceladas

Leal Vôlei Lube Civitanova Coronavírus
Leal conquistou todos os títulos possíveis com a camisa do time italiano (Lube Civitanova/Divulgação)

Por conta desta grave situação do coronavírus, a Federação Italiana de Voleibol (em italiano: Federazione Italiana Pallavolo FIPAV), decretou na terça-feira (8) o encerramento de todas as competições nacionais. Na atual temporada, o Lube Civitanova já estava classificado para a semifinal da Liga das Campeões e liderava o Italiano, que ficou sem campeão.

“Fiquei uma semana dentro de casa e só consegui sair depois de algumas semanas. Foi nesse momento que consegui fazer um pouco de musculação porque o governo chegou a um acordo com o clube, então nós íamos fazer exercícios com pesos a cada dois dias. Tudo cheio de precauções e uma série de medidas sanitárias. Apenas dois atletas na sala de musculação, distância de quatro metros. Agora não podemos sair. É difícil ficar sem nossas atividades regulares, temos que esperar para que tudo melhore”, disse Leal.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Sem poder sair de casa, Leal está seguindo as orientações dos órgãos de saúde e tem tentado deixar o corpo ativo para manter a condição física. “As recomendações são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e precisamos respeitá-las, sendo assim, estamos tomando todas as precauções por aqui. Consigo fazer exercícios com pesos e me movimentar um pouco”, concluiu o jogador, que em 2019 fez sua estreia pela seleção brasileira.

Mais em Vôlei