Siga o OTD

Coronavírus

Complexos esportivos na batalha contra a pandemia

Legado esportivo cumpre papel social e esporte dá lugar à saúde em meio a pandemia de coronavírus

Hospital de campanha montado no Estádio do Pacaembu contra a pandemia
Hospital de campanha montado no Estádio do Pacaembu (Governo do Estado de São Paulo)

Sem a maior parte das competições, alguns dos espaços antes usados para o esporte se transformaram em locais de saúde. O novo coronavírus paralisou o esporte, adiou a Olimpíada de Tóquio, fato inédito, e vem deixando um rastro de morte. E quando a questão é de vida e morte, é preciso entrar em ação.

A estrutura do sistema de saúde vai colapsar em muitos países. Esporte é cidadania e nada mais racional do que usar espaços ociosos para construir hospitais de campanha, bases auxiliares e centros de atendimento.

O Olimpíada Todo Dia listou alguns desses locais que estão honrando o legado esportivo. Por outro lado, tem um em especial que está sendo desperdiçado.

O Ministério Público Federal (MPF-RJ) pediu à Secretaria Nacional do Esporte avaliar a possibilidade de ceder as arenas do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, na ajuda ao combate ao coronavírus.

Contudo, o Ministério da Cidadania, que engloba a Secretaria do Esporte, afirmou que não recebeu, até o momento, nenhuma solicitação oficial para utilização das arenas olímpicas sob responsabilidade do Governo Federal como hospital de campanha durante a pandemia.

São Paulo

A cidade de São Paulo vem se provando como o epicentro da pandemia no país. Um hospital de campanha foi montado no tradicional Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que será administrado pelo Hospital Albert Einstein e tem como função principal liberar os leitos dos hospitais municipais, que ficarão responsáveis por tratar casos mais complexos e graves.

Hospital de campanha montado no Estádio do Pacaembu (Governo do Estado de São Paulo)

Além de ter sido um dos estádios da Copa do Mundo de 1950, o Pacaembu também recebeu parte das disputas dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve a cidade de São Paulo como sede.

Palco do Mundial de skate

A construção da tenda no gramado do Pacaembu é uma parceria entre o Allegra Pacaembu com a Prefeitura de São Paulo, que investiu na estrutura e aparelhamento. O local já está recebendo pacientes.

Outro hospital de campanha foi montado no Centro de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, outra ação do município. Em 2019, o Anhembi recebeu o Mundial de Skate Street. O local é administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) e já recebeu os primeiros pacientes.

Hospital auxiliar montado no Anhembi (Jose Cordeiro/SPTuris )

Ainda na cidade de São Paulo, o Estádio Ícaro de Castro Melo, no complexo esportivo do Ibirapuera, também terá um hospital de campanha para atender casos de baixa ou média complexidade de pacientes com o novo coronavírus. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo e irá funcionar a partir do dia 1º de maio.

Estádio Ícaro de Castro Melo, São Paulo, onde está sendo construído um hospital de campanha para combater a pandemia
Estádio Ícaro de Castro Melo, São Paulo, onde está sendo construído um hospital de campanha (Rafael Freitas)

O Estádio Ícaro de Castro Melo, mais conhecido como Estádio Olímpico do Ibirapuera, tem sido palco de eventos de atletismo, inclusive da Confederação Brasileira de Atletismo.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro, outro foco grande de contaminação, usará o Parque dos Atletas para um hospital de campanha. O local foi construído para servir como um espaço de lazer para os competidores durante as Olimpíadas de 2016.

A prefeitura do Rio de Janeiro administra o espaço, que terá 200 leitos.

Ainda na cidade do Rio de Janeiro, o lendário Estádio do Maracanã também servirá como um hospital de campanha na batalha contra a epidemia. Serão 400 leitos, sendo 80 unidades de tratamento intensivo.

A Secretaria de Saúde Estadual está investindo no local, que é administrada pela parceria privada entre Flamengo e Fluminense.

Maracanã, Rio de Janeiro, servirá de hospital de campanha contra epidemia de coronavírus
Maracanã, Rio de Janeiro, servirá de hospital de campanha contra epidemia de coronavírus

O Maracanã foi palco dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Os hospitais de campanha no Parque dos Atletas e no Maracanã estão previstos para começarem a funcionar em 1º de maio.

Américas

Legado dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, a Vila Pan-Americana, no coração do distrito de Villa El Salvador, em Lima, Peru, está recebendo pacientes com coronavírus.

Vila Pan-Americana de Lima 2019 servirá de hospital de campanha contra o coronavírus
Vila Pan-Americana de Lima 2019 é preparada para receber paciente com coronavírus – Foto: Fotos Publicas

A região é uma das mais pobres da capital peruana e vai servir de apoio recebendo casos menos graves. A ação é do Governo Peruano.

Ainda no Peru, o Centro de Alto Rendimento de Surfe de Punta Roca, outro legado dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, também será usado em meio à crise hospitalar provocado pelo coronavírus.

 Centro de Alto Rendimento de Surfe de Punta Roca receberá profissionais da saúde que trabalham com amostras do coronavírus (Flickr/Lima2019juegos)
Centro de Alto Rendimento de Surfe de Punta Roca receberá profissionais da saúde que trabalham com amostras do coronavírus (Flickr/Lima2019juegos)

O moderno complexo localizado em Punta Negra ficará, provisoriamente, entre ao Ministério da Saúde. Profissionais que estão trabalhando com amostras do novo coronavírus ficarão acomodados de Punta Roca, visando diminuir o risco de contágio.

Tênis e rúgbi

Nos Estados Unidos, país com mais casos da doença e que tem seu epicentro da pandemia em Nova York, o Centro Nacional de Tênis Billie Jean King, sede do US Open, foi transformado em hospital de emergência.

Complexo do US Open receberá pacientes com coronavírus
Instalações do US Open de tênis vão receber paciente com coronavírus – Foto: Reprodução/Facebook

O complexo de tênis agora tem 470 camas, enquanto a cidade luta para tratar pacientes com coronavírus. Em um primeiro momento, o hospital de emergência não atenderá pacientes com a COVID-19. A iniciativa é da prefeitura nova-iorquina.

Uma das joias do rúgbi sul-americano, o Estádio Charrúa de Montevidéu (URU) está sendo usado na luta global contra a pandemia do novo coronavírus, abrindo suas portas para infectados pelo vírus.

Estádio Charrúa, Uruguai, também atenderá pacientes com coronavírus
Estádio Charrúa, Uruguai, também atenderá pacientes com coronavírus (World Rugby)

O local teve um papel fundamental na qualificação de Los Teros para a Copa do Mundo de rúgbi de 2015 e 2019. O Estádio Charrúa também está acolhendo pessoas vulneráveis pessoas sem-teto.

Europa

Palco da esgrima, boxe, taekwondo, levantamento de peso, judô, tênis de mesa e wrestling na Olimpíada de Londres 2012, o ExCeL London, abreviação de Exhibition Centre London, cedeu seu espaço para a construção de um grande hospital que auxiliará no combate à pandemia.

 ExCeL London, complexo de eventos em Londres, é um dos hospitais de campanha contra a epidemia
ExCeL London, complexo de eventos em Londres, é um dos hospitais de campanha contra a epidemia (Facebook/Excellondon)

O ExCeL London tem uma administração privada (Abu Dhabi National Exhibitions Company) que entrou em acordo com o Governo Britânico por meio do National Health System (Serviço Nacional de Saúde).

Ainda no Reino Unido, Stoke Mandeville Stadium, em Aylesbury, Buckinghamshire, também está sendo usado como hospital auxiliar contra o coronavírus, atendendo casos de menor gravidade. O Stoke Mandeville Stadium é de propriedade da WheelPower, a organização nacional do esporte em cadeiras de rodas, e é um dos berços do movimento paralímpico mundial.

Legado dos Jogos da Juventude

Na Suíça, o Vortex, o complexo residencial destinado a acomodar estudantes e professores da Universidade de Lausanne (UNIL) e que serviu como Vila Olímpica durante os Jogos Olímpicos da Juventude de Lausanne 2020 entrou no combate à pandemia.

Vortex, em Lausanne, Suíça. Conjunto de apartamentos servirá de abrigo para profissionais da saúde
Vortex, em Lausanne, Suíça. Conjunto de apartamentos servirá de abrigo para profissionais da saúde (Reprodução/Lausanne2020.org)

Desde 19 de março, o Vortex abriga equipes de enfermagem, médicos e demais trabalhadores da saúde mobilizadas na luta contra o coronavírus.

Uma famosa clínica ortopédica de Madrid também mudou drasticamente sua função durante a pandemia. A CEMTRO, uma das três clínicas da Espanha reconhecidas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), trocou cirurgias de ombro e joelho para atender pacientes com a COVID-19.

Segundo o diretor médico Ángel Galindo, a clínica atende emergencialmente pacientes com lesões, mas está voltada para combater a epidemia.

A CEMTRO não está sendo paga para fazer estes serviços, mas o governo espanhol está cedendo equipamentos de proteção individual, máquinas e medicamentos.

Ásia

O Japão, após o adiamento de Tóquio 2020, já declarou estado de emergência e pretende usar a estrutura da Olimpíada no combate ao novo coronavírus.

Vila Olímpica de Tóquio 2020 pode ser usada para abrigar pacientes com coronavírus (Wikicommons/Arne Müseler)

Segundo o Nikkei Asian Review, a Vila dos Atletas seria a primeira das estruturas olímpicas a ser usada para acomodar pacientes com COVID-19. No entanto, o projeto ainda não foi implementado e ainda está na fase de projeto.

Na Indonésia, sete das 10 torres da Vila dos Atletas usada durante os Jogos Asiáticos 2018, em Jacarta, estão se transformando em leitos e UTIs no combate ao coronavírus.

Vila dos Atletas dos Jogos Asiáticos de 2018, em Jacarta, Indonésia, já tem sete torres reservadas para o combate a pandemia
Vila dos Atletas dos Jogos Asiáticos de 2018, em Jacarta, Indonésia, já tem sete torres reservadas para o combate a pandemia (Wikicommons/By Ya, saya inBaliTimur)

Segundo o The Jakarta Post, as acomodações devem estar prontas até 18 de abril, e as três torres restantes podem ser utilizadas em breve.

Mas por que usar locais do esporte?

Obviamente, porque não estão estando sendo usados. Normalmente são complexos, ginásios e estádios que foram projetados para receberem um certo fluxo de pessoas e são espaçosos.

Esses locais que auxiliarão no combate contra a pandemia devem permitir um acesso mais fácil tanto na hora da montagem dos equipamentos e da estrutura de saúde, como facilitar o trabalho diário.

A localização é importante. Muitas vezes estão mais próximos do centro das cidades, com grandes hospitais nas proximidades, afinal foram feitos para receberem grandes eventos e fluxo constante de pessoas.

Outro locais estão próximos à áreas mais carentes, que possuem uma defasagem hospitalar e que servirão de apoio.

Não chega a ser uma regra, mas muitos são administrados pelo poder público, possuem uma parceria público-privada ou já contaram com dinheiro público anteriormente investido antes de serem negociados com a inciativa privada.

(Colaborou Marcelo Laguna)

Mais em Coronavírus