Siga o OTD

COB

Prêmio Brasil Olímpico abre votação para quatro categorias

COB abriu votação para torcedores escolherem os homenageados em quatro categorias do PBO 2023

banner do comitê olímpico do brasil com o dizer "vote no prêmio brasil olímpico"
(Foto: Divulgação)

A participação dos fãs do esporte olímpico será ainda mais fundamental para o Prêmio Brasil Olímpico (PBO). Em 2023, além da votação popular definir premiações que já são tradicionais da festa de gala do esporte olímpico brasileiro, como o Atleta da Torcida e o Inspire Riachuelo, outras duas novas categorias, criadas especialmente para o PBO 2023, serão definidas pela escolha dos torcedores: Retorno do Ano e Atleta Revelação. No site https://pbo.cob.org.br, cada fã pode escolher o atleta que merece levar cada uma das quatro homenagens para casa.

Para concorrer ao Atleta da Torcida, o COB selecionou seis atletas que brilharam em 2023 e se destacaram pela interação com a torcida brasileira. Os candidatos são Barbara Domingos (Ginástica Rítmica), Bia Ferreira (Boxe), Flavia Saraiva (Ginástica Artística), Augusto Akio (Skate), Darlan Souza (Vôlei) e Guilherme Costa – Cachorrão (Natação).

Flávia Saraiva sorri enquanto segura a bandeira do Brasil
Flávia Saraiva disputa o Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire Riachuelo (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Oferecido pela Riachuelo, o Prêmio Inspire homenageia a atleta mais inspiradora do ano. Em 2023, são sete mulheres concorrendo à premiação: Ana Marcela (Águas Abertas), Barbara Domingos (Ginástica Rítmica), Bruna Takahashi (Tênis de Mesa), Duda Lisboa (Vôlei de Praia), Flavia Saraiva (Ginástica Artística), Rayssa Leal (Skate) e Rebeca Andrade (Ginástica Artística).

Novas premiações

Além disso, há ainda outras duas novas categorias que prometem mexer com a torcida. Esse ano o Brasil teve uma série de atletas jovens que brilharam representando o país em competições pelo mundo. Três deles conseguiram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 em suas respectivas modalidades e, assim, receberam indicação ao Atleta Revelação do Ano. São Renan Gallina (Atletismo), Maria Eduarda Alexandre (Ginástica Rítmica) e Miguel Hidalgo (Triatlo).

Por fim, os torcedores poderão escolher qual foi o maior Retorno do Ano. O prêmio homenageia os atletas que superaram um grande obstáculo na carreira em 2023, seja ele uma questão pessoal, de saúde ou o próprio desempenho esportivo. O ano teve a volta por cima de três medalhistas olímpicos: Ana Marcela Cunha (Águas Abertas) e Alison dos Santos (Atletismo), afastados das competições por meses por conta da recuperação de lesões, e Rafael Silva “Baby” (Judô), que aos 36 anos, voltou ao pódio do Mundial depois de seis anos.

Rafael Silva acena durante disputa do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023; ele é concorrente no Prêmio Brasil Olímpico
Rafael Silva foi bronze no Mundial deste ano (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Os vencedores dos Prêmios Atleta da Torcida, Inspire Riachuelo, Atleta Revelação e Retorno do Ano serão divulgados durante o Prêmio Brasil Olímpico, que será realizado no dia 15 de dezembro, no Rio de Janeiro, e transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pelo sportv.

O Prêmio Brasil Olímpico

Na cerimônia, também haverá a revelação de outros prêmios. Entre eles, os Melhores Atletas do Ano, no feminino e no masculino, escolhidos por um Colégio Eleitoral especializado. Em 2022, os vencedores foram Rebeca Andrade (Ginástica Artística) e Alison dos Santos (Atletismo), campeões mundiais no individual geral e nos 400m com barreiras, respectivamente. Neste ano, há três homens e três mulheres indicados.

O Prêmio Brasil Olímpico também terá homenagens aos melhores em cada uma das modalidades olímpicas e pan-americanas. Destaques dos Jogos da Juventude de Ribeirão Preto e os Melhores Técnicos do Ano nas modalidades individuais e coletivas também ganharão prêmios. Por fim, haverá a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.

Alison dos Santos segura troféu de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2022
Alison dos Santos teve lesão neste ano, mas disputará prêmio de Retorno do Ano (Foto: Wander Roberto/COB)

Maior premiação do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega a 24ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2023. Foi um ano de muita conquistas, em especial nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Na competição, o país bateu recorde de ouros e recorde de medalhas totais e ficou em segundo lugar no quadro geral.

*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em COB