Siga o OTD

Ciclismo de Pista

João Vitor vence vice-campeão mundial e vai à final do keirin

João Vitor da Silva vence bateria contra trinitino vice-campeão mundial e vai à fina do keirin em Santiago-2023

João Vitor da Silva durante prova do keirin do ciclismo pista nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Javier Salvo/Santiago-2023)

O brasileiro João Vitor da Silva venceu sua bateria eliminatória do keirin masculino e se classificou para a final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, nesta sexta-feira (27). O atleta de ciclismo pista superou uma forte série que tinha um vice-campeão mundial. Entre as outras provas do dia, Alice Melo e Wellyda Rodrigues terminaram em quarto lugar no madison feminino, enquanto Carolina Barbosa vai disputar o bronze no sprint individual.

Disputando os Jogos Pan-Americanos pela segunda vez, João Vitor da Silva fez uma estratégia muito bem traçada para conseguir a vitória. Ele permaneceu atrás dos outros competidores enquanto a bicicleta motorizada esteve puxando o ritmo da prova e atacou nas duas voltas finais, assumindo a liderança e fechando em primeiro lugar, com relativa vantagem para o segundo colocado.

Série muito forte

O detalhe é que em sua série estavam dois dos três atletas que foram ao pódio no Pan-Americano desse ano: o trinito Nicholas Paul e o surinamês Jair Tjon En Fa. Paul é, inclusive, o atual vice-campeão mundial do sprint individual, sendo um dos maiores nomes da modalidade na atualidade. Tjon En Fa terminou em segundo lugar, enquanto o trinitino ficou em terceiro. Eles também se classificaram para a final, que acontecerá nesta sexta, às 19h15. A decisão contará com seis atletas.

João Vitor da Silva durante prova do keirin do ciclismo pista nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
João Vitor busca primeira medalha pan-americana (Foto: Javier Salvo/Santiago2023 via Photosport)

“Era uma série muito difícil, tinha medalhista mundial. Eu tinha a estratégia traçada, bem condicionada, e fiz o que era para fazer. Fui focado na final. Agora vou para cima, pensando na medalha, já com uma estratégia já forçada também. E só força. Dá para pegar uma medalha, estou confiante. Treinei e me preparei bem e acho que dá”, falou João

Natural de Foz do Iguaçu (PR), João Vitor tem 26 anos de idade e participa dos Jogos Pan-Americanos pela segunda vez. Em Lima-2019, era o atleta mais novo da equipe brasileira de ciclismo pista e integrou o time que foi medalhista de bronze na prova do sprint por equipes masculinas, mas que depois perdeu a conquista por conta do doping de Kácio Fonseca.

Outras provas

O Brasil teve representantes em outras duas provas do ciclismo pista na manhã desta sexta-feira em Santiago-2023. As experientes Wellyda Rodrigues e Alice Melo ficaram em quarto lugar no madison feminino, prova que consiste em uma corrida revezamento entre duas atletas, com um total de 120 voltas. Ao final de cada dez voltas, as quatro duplas que estiverem na frente ganham pontos. Por outro lado, o último colocado ao final decada volta perdem pontos.

As brasileiras não conseguiram pontuar nas primeiras voltas, uma vez que Colômbia, México, Estados Unidos e Canadá dominaram o top-4. Ainda na metade inicial, quedas tiraram a Venezuela e o Canadá da disputa, o que diminuiu a concorrência de Alice e Wellyda. Elas, então, passaram a pontuar e chegaram a ficar cinco pontos atrás do bronze, mas perderam ritmo no fim e terminaram em quarto, com 13 pontos. A Colômbia levou o ouro, com 47 pontos, seguido pelo México, com 42, e os Estados Unidos, com 30.

Carolina Barbosa em duelo do sprint individual com mexicana
Carolina Barbosa em duelo com mexicana (Foto: Javier Salvo/Santiago-2023 via Photosport)

Já no sprint individual feminino, Carolina Barbosa disputou a semifinal da prova e acabou derrotada pela mexicana Yuli Verdugo. A adversária venceu as duas primeiras séries e se colocou na final, levando a brasileira para a disputa do bronze. Participando de um Pan pela primeira vez, Carol brigará por uma medalha em Santiago-2023 contra a estadunidense Mandy Marquardt. A disputa acontecerá ainda nesta sexta, às 18h05.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ciclismo de Pista