Siga o OTD

Santiago 2023

Carol é 4ª e João fica em 6º no encerramento do ciclismo de pista

Carolina Barbosa ficou em quarto lugar no sprint, enquanto João Vitor Silva terminou em sexto no keirin em Santiago-2023

Carolina Barbosa durante disputa do ciclismo de pista dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

O Brasil encerrou sua participação no ciclismo de pista dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 sem medalhas. O país chegou à última sessão da competição, nesta sexta-feira (27), com duas chances de pódio: Carolina Barbosa terminou em quarto lugar no sprint individual feminino, enquanto João Vitor Silva foi o sexto colocado no keirin masculino. Além disso, Armando Filho e Kácio Freitas participaram do madison, mas não completaram a prova.

Uma das grandes surpresas deste Pan, Carolina Barbosa ficou em quarto lugar na disputa do sprint após perder para a norte-americana Mandy Marquardt na disputa pela medalha. A brasileira igualou o melhor resultado do Brasil no ciclismo pista feminino em Jogos Pan-Americanos. Ela buscava se tornar a primeira mulher do país a chegar ao pódio na competição multi-esportiva continental.

“Eu não tenho palavras para explicar o que estou sentindo. É o meu primeiro Jogos Pan-Americanos, competindo com uma das melhores atletas do mundo. Estou muito feliz. Até agora estou sem acreditar que terminei em quarto lugar. Eu fiz o nono melhor tempo na tomada de tempo e tive que passar pela repescagem para chegar na semifinal. Nunca tive um resultado tão bom assim a nível internacional. Isso faz enxergar que eu consigo coisas maiores”, falou Carol.

João fica para trás

Outro grande resultado foi obtido por João Vitor Silva, que terminou em sexto lugar no keirin masculino. Ele havia se destacado na eliminatória, quando venceu sua bateria enfrentando o vice-campeão mundial, mas não obteve o mesmo desempenho decisão. O vencedor foi o colombiano Kevin Quintero, atual campeão mundial da prova, seguido pelo trinitino Nicholas Paul e pelo mexicano Juan Carlos Teran.

João Vitor da Silva durante prova do keirin do ciclismo pista nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Javier Salvo/Santiago2023)

“Obviamente eu dei tudo de mim. Tentei uma estratégia no começo da prova, mas não deu muito certo e eu fiquei meio encurralado. Estou feliz de ter chegado em uma final de Jogos Pan-Americanos”, disse João, que tem 26 anos de idade e disputou o Pan pela segunda vez na carreira. Em Lima-2019, ele integrou o time brasileiro que foi bronze na prova de equipes masculinas do sprint, mas que depois perdeu a medalha por conta do doping de Kácio Freitas.

Por fim, fechando as disputas do ciclismo de pista em Santiago-2023, o Brasil foi representado por Armando Camargo e Kácio Freitas no madison masculino. Eles chegaram a completar um dos sprints em primeiro lugar no começo, mas depois ficaram para trás e permaneceram em último lugar na maior parte da prova, sendo desqualificados na metade final.

Ciclismo de pista brasileiro sem medalhas

Com os resultados, o Brasil encerrou sua participação no ciclismo de pista nos Jogos Pan-Americanos de Pan-Americanos de Santiago-2023 sem medalhas. O país, aliás, tem sete pódios em toda a história da modalidade em Pans, sendo um ouro e seis bronzes. O único ouro veio com Anestesio Argenton, no contrarrelógio 1.000m em Chicago-1959. As últimas medalhas vieram com Gideoni Monteiro (omnium) e o time masculino (velocidade por equipes), bronzes em Toronto-2015.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023