Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Copa do Mundo de mountain bike em Nove Mesto; ao vivo no domingo

Henrique Avancini e mais três brasileiros competem no último dia da Copa do Mundo! Ao vivo, no OTD

Segundo melhor do mundo, Avancini disputa a Copa do Mundo de Mountain Bike (Divulgação/UCI/arquivo)

Copa do Mundo de mountain bike em Nove Mesto; ao vivo no domingo

AO VIVO: Copa do Mundo de MTB em Nove MestoAvancini

De contrato renovado com a equipe Cannondale Factory Racing, o astro brasileiro do ciclismo mountain bike, Henrique Avancini, disputa a etapa de Nove Mesto, na República Tcheca, da Copa do Mundo da modalidade. O Olimpíada Todo Dia disponibiliza transmissão ao vivo.

Na abertura da competição, na terça (29), Avancini, Guilherme Muller e Letícia Cândido disputaram o cross country short track, prova com menor distância e muito intensa. Já na quinta (1º), foi a vez do cross country olímpico, a mais cobiçada por fazer parte do programa dos Jogos.

E na sexta-feira (2), os ciclistas fizeram outra prova de short track (12h o feminino e 12h45 o masculino), para novamente competir o cross country olímpico no domingo (4) (6h50 o feminino e 10h45 o masculino).

Vale lembrar que em ambas as sequências, a colocação final do short track influencia na posição de largada do cross country olímpico.

Henrique Avancini ciclismo mountain bike copa do mundo nove mesto
(divulgação)

Além de Henrique Avancini, atual número dois do ranking mundial, Guilherme Muller e Letícia Cândido, Edson de Rezende Junior, Luiz Cocuzzi e Raiza Goulão são os brasileiros inscritos na competição

Short track e cross country olímpico.

A Etapa de Nove Mesto marca a retomada das competições de mountain bike. Serão portanto duas provas de short track e duas de cross country olímpico.

E tudo sem público. Havia uma esperança de que cerca de 3 mil espectadores diários acompanhariam as provas. Mas com pandemia ainda fazendo estragos e para a proteção dos atletas, a organização da Copa do Mundo decidiu não autorizar a entrada de público.

+ ‘A Espera’, novo documentário do principal ciclista brasileiro

Contrato novo

Poucos dias antes de voltar pra valer a competir, Avancini anunciou a renovação de contrato com a Cannondale Factory Racing, ou CFR. Assim, o novo compromisso vai até 2023. Além dele, a equipe manteve o alemão Manuel Fumic, que tem fortes laços de amizade com o brasileiro.

Ano passado, a dupla ficou com a medalha de prata do ABSA Cape Epic, na África do Sul, a principal prova de ultramatona de mountain bike do mundo. Por aqui, venceram o Brasil Ride em 2018, uma das principais do mesmo estilo nas Américas.

Em 2021, os dois e os demais companheiros de equipe devem participar das principais competições do cenário global, passando por etapas de Copa do Mundo de MTB, campeonatos mundiais, Jogos Olímpicos e stage races.

Copa do Mundo

avancini copa do mundo mountain bike
Henrique Avancini, campeão mundial de MTB Marathon 2018 (Facebook/henrique.avancini.7)

Na última temporada da Copa do Mundo de mountain bike, Henrique Avancini terminou na terceira colocação geral. Campeão mundial de cross contry maratona em 2018, uma versão mais longa e mais dura do MTB, o brasileiro vem assim embalado para a batalha na cidade tcheca de Nove Mesto.

Na retomada das competições internacionais, Avancini conquistou a Strabag Cup, também na República Tcheca. E antes da pandemia paralisar o esporte de forma geral, Avancini vinha de uma sequência de vitórias na Copa Catalana, na Espanha, e na CIMTB, em Araxá (MG).

O adversário e os concorrentes

O suíço Nino Schurter domina o mountain bike. Sua hegemonia já é sólida e ainda está em construção. O atual campeão olímpico, já que faturou na Rio-2016, soma oito títulos mundiais (cinco consecutivos) e seis da Copa do Mundo (três consecutivos). Ele é o cara a ser batido e acompanhado de perto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na briga direta com Avancini está portanto o holandês Mathieu van der Poel, atual vice-campeão da Copa do Mundo e campeão europeu. Da nova geração vem o espanhol Jofre Cullell, terceiro colocado na Copa do Mundo sub-23 ano passado. O sul-africano Alan Hatherly, campeão mundial sub-23 em 2018, também vem chegando junto.

Mais em Ciclismo Mountain Bike