Siga o OTD

Henrique Avancini - Copa do Mundo de Mountain Bike - Cross Country

Ciclismo Mountain Bike

Avancini fica em 5º no cross country da Copa do Mundo

Brasileiro chegou a liderar, mas acabou perdendo conexão com os líderes e, no fim, foi superado no photo finish pelo rival Nino Schurter. Mais cinco ciclistas do país competiram em Nove Mesto

Henrique Avancini é o vice-líder do ranking mundial (Michele Mondrini)

Avancini fica em 5º no cross country da Copa do Mundo

Que prova! Depois de sofrer uma queda na estreia da Copa do Mundo de Mountain Bike, no short track, Henrique Avancini, que faz parte do Time Ajinomoto, voltou com tudo para a pista nesta quinta (1), desta vez para a primeira prova de cross country olímpico. Após de liderar as primeiras voltas, o brasileiro acabou caindo algumas posições e não conseguiu mais se conectar com os líderes, terminando a prova na quinta posição.

A ponta foi disputada até os últimos metros da pista e quem levou a melhor foi o dinamarquês Simon Andreassen. Ele fez uma belíssima prova, largando em 41º e vencendo uma Copa do Mundo pela primeira vez. O segundo colocado foi Maxime Marotte, companheiro de equipe de Henrique Avancini, e Milan Vader, chegou em terceiro.

Outro destaque, para variar, foi Nino Schuter. O suiço líder do ranking e heptacampeão mundial chegou a estar um minutos atrás do pelotão de frente, mas teve uma ótima recuperação e terminou em quarto, ganhando de Avancini no photo finish.

+OTD lança websérie em parceria com Time Ajinomoto

Outros três brasileiros também estiveram na Copa do Mundo de Mountain Bike, disputada em Nove Mesto, na República Checa. Depois de Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi foi o melhor do país, terminando em 50º lugar. Guilherme Muller foi o 57º colocado e, por fim, Edson Rezende terminou no 93º posto.

Nesta sexta-feira (2), os ciclistas voltam à pista para a disputa da segunda prova de short track. E no domingo (4), será a vez da última corrida da Copa do Mundo de Mountain Bike, com a segunda prova de cross country olímpico.

A prova

Henrique Avancini largou na 12ª colocação, mas logo na largada assumiu a liderança da prova. Muito firme e focado, puxou o pelotão nas primeiras voltas, ditando o ritmo da corrida. Na metade, o brasileiro se complicou e chegou a cair para oitavo, mas logo se recuperou e retomou a ponta.

Na quinta volta, no entanto, Milan Vader e Simon Andreassen tomaram a frente e conseguiram abrir vantagem, enquanto Avancini caiu para quarto, atrás de seu companheiro Maxime Marotte. Os três primeiros deslancharam e abriram então mais de 20 segundo de frente, sem que o pelotão de trás conseguisse se reconectar.

Foi quando Nino Schurter mostrou o porquê é o número um do mundo e tomou assim a colocação de Henrique Avancini. Os dois disputaram a quarta posição até os metros finais e o suíço, atual campeão olímpico, ganhou no detalhe, no photo finish.

Feminino

Loana Lecomte foi a campeã do cross country (Instagram/loanalecomte)

Feminino

Mais cedo, a prova de cross country olímpico feminino foi marcada por uma vitória inédita. A francesa Loana Lecomte, de apenas 21 anos, disputou uma Copa do Mundo na elite pela primeira vez e foi a grande campeã. Ela imprimiu um ritmo forte e tomou a liderança da compatriota Pauline Prevot, atual campeã mundial, na terceira volta.

Daí em diante, controlou o ritmo e encaminhou a vitória. Na última volta, a holandesa Anne Terpstra ultrapassou Prevot e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A prova contou ainda com duas brasileiras. Raiza Goulão foi quem terminou melhor colocada, ficando na 43º posição. Mais atrás, Letícia Cândido fechou a corrida em 43º lugar.

Sub-23

Por fim, mais dois brasileiros estiveram em ação nesta quinta-feira na Etapa de Nové Mesto da Copa do Mundo de Mountain Bike. No cross country olímpico sub-23, Gustavo Xavier de Oliveira Pereira foi o melhor atlta do país, terminando em 29º lugar. Já Ulan Galinsk ficou em 60º.

O campeão foi o britânico Thomaz Pidcock, seguido da dobradinha suíça Alexandre Balmer e Martin Kossman, que completou o pódio.

Mais em Ciclismo Mountain Bike