Siga o OTD

Tóquio 2020

Valdenice Conceição fica em terceiro e não garante vaga em Tóquio

Valdenice faz 3º melhor tempo no Pré-Olímpico, mas não garante vaga para o Brasil no C1 200m em Tóquio-2020

Valdenice Conceição Pré-Olímpico canoagem velocidade vagas Olimpíada
(Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br)

Não deu para Valdenice Conceição. Nesta sexta-feira (21), no segundo dia da Copa do Mundo e Pré-Olímpico de canoagem velocidade em Barnaul, na Rússia, ela ficou em terceiro na final do C1 200m feminino. Assim, ela não conseguiu garantir mais uma vaga para o Brasil em Tóquio-2020.

Valdenice Conceição terminou a prova com o tempo 51s56, ficando atrás da croata Vanessa Tot, que venceu a decisão do C1 200m, com tempo de 50s006 e assegurou, então, a vaga nos Jogos Olímpicos. Completando o pódio, Mariami Kerdikashvili, da Geórgia, ficou em segundo, com 50s184.

Vale lembrar que Ana Paula Vergutz também competiu no Pré-Olímpico de canoagem velocidade no dia anterior, mas parou na semifinal do K1 200m e do K1 500m. Assim, ela também ficou fora dos Jogos de Tóquio-2020. No entanto, ela competiu nesta sexta-feira as provas da Copad do Mundo, não classificatórias para a Olimpíada, e avançou para a semifinal do K1 500m, que acontece neste sábado (22). Por fim, no K1 200m, ela parou na classificatória.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Brasil tem duas cotas olímpicas na categoria “canoa”, conquistadas no Mundial em 2019. Na semana passada, a Federação Internacional de Canoagem redistribuiu as cotas continentais e o Brasil conquistou uma vaga no K1 Masculino 1000 metros. Além disso, como Valdenice Conceição não conquistou a vaga, o Brasil não terá representantes femininas na modalidade nos Jogos.

A definição dos atletas da canoagem velocidade que representarão o Brasil em Tóquio depende da avaliação do Plano de Trabalho 2021. Ou seja, ainda é necessário a definição oficial do Comitê de Canoagem Velocidade para dizer oficialmente quem serão os atletas representantes brasileiros. O prazo máximo para definir os nomes é junho.

Mais em Tóquio 2020