Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila conquista quinto lugar no Mundial após vaga olímpica

A vaga olímpica já estava garantida, restava a Ana Sátila buscar mais um título mundial da canoagem slalom. Chegou perto do pódio

Ana Sátila é eliminada do Mundial de canoagem slalom (Foto: Instagram/ @anasatila_vargas)
Ana Sátila descendo as corredeiras com sua canoa. Foto: Instagram/ @anasatila_vargas

A final da prova do C1 do Campeonato Mundial de canoagem slalom foi uma mistura de emoções para Ana Sátila. Não foi nesta edição que veio o tri. A atleta desceu a corredeira de Lee Valley, em Londres, coma a quinta colocação e ficou fora do pódio. Contudo, a brasileira, que já tinha garantido a vaga para o país, confirmou sua vaga nominal com a posição obtida na final.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

É difícil para um atleta conciliar a euforia de ter a vaga olímpica e momentos depois se concentrar para a final do Mundial. Mas foi o que Ana Sátila precisou fazer nesta sexta-feira (22). Anteriormente, o resultado da semifinal, garantiu vaga para Paris 2024. No entanto, a brasileira buscava também o tricampeonato da competição e suas descidas anteriores a credenciaram para o título.

Primordialmente, na descida, cometeu uma penalidade na porta 5, no começo do percurso, de 2 pontos. Isso não tirou a determinação de Ana, que cumpriu o restante da volta com perfeição, mas gerou uma perda de tempo que refletiu na marca final. A brasileira concluiu com 115s77, com quase sete segundos a mais do que a última integrante do pódio e quase oito a mais do que a campeã.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, uma dobradinha britânica fez a felicidade do público local, com Mallory Franklin com a vitória e Kimberley Woods com o vice. Seus tempos foram de 108s05 e 108s47, respectivamente. Completou o pódio a australiana Jessica Fox, com 108s94. É o bicampeonato de Mallory, que conquistou seu primeiro título em 2017, em Pau, na França. A britânica foi prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Fala de Ana

Por fim, Ana Sátila falou do resultado na final: “Claro que eu esperava muito mais, treinei muito para estar no topo desse Campeonato Mundial. Mas eu dei meu melhor, dei tudo o que podia para remar bem. Fiquei contente com o resultado, estou muito feliz de ter conquistado a vaga olímpica para o Brasil. Com a quinta colocação, estou classificada. Queria agradecer a todos pela torcida e também ao Comitê Olímpico (Brasileiro) pelo apoio. Também à Confederação Brasileira de Canoagem, todos os meus patrocinadores e, em especial, minha família, que está lá em casa torcendo. Essa final em Londres foi muito desafiadora”, comentou a brasileira.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Canoagem Slalom