Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila garante segundo top-5 no Mundial de Lee Valley

Ana Sátila fica em 5º lugar na final do K1 no Mundial de canoagem slalom; Omira Estácia é 25ª

Ana Sátila durante descida na final do Mundial de canoagem slalom
(Foto: Romain Bruneau)

A brasileira Ana Sátila conseguiu mais um bom resultado no Mundial de canoagem slalom, em Lee Valley, no Reino Unido, neste sábado (23). Assim como aconteceu na disputa da canoa (C1), ela ficou em quinto lugar na prova do caiaque (K1), marcando 106s29, a pouco mais de um segundo do pódio. De quebra, o dia ainda marcou a conquista de uma vaga olímpica para o Brasil no K1, após Omira Estácia ficar em 25º lugar na semifinal.

Ana Sátila encarou uma jornada dupla no dia, em que disputou a semifinal e a final. Primeiro, na semifinal, não tocou em obstáculos em sua descida e anotou 104s85, ficando em quarto lugar. Já na final, ela foi a sétima atleta a se apresentar. A brasileira começou muito bem e chegou a fazer duas parciais mais rápidas do que a líder até então. No entanto, perdeu ritmo no fim e acabou em quinto lugar, com 106s29, sem penalidades.

A australiana Jessica Fox, dona de três medalhas olímpicas nesta prova, conquistou o ouro no Mundial de Lee Valley, marcando 103s60, com um toque em uma das portas. Foi sua sexta medalha no K1 em Mundiais, a quarta de ouro. A eslovaca Eliska Mintalova também teve uma penalidade e marcou 104s73 para ficar com a prata, enquanto a polonesa Klaudia Zwolisnka levou o bronze com 105s00 cravados.

Ana Sátila e Omira Estácia abraçadas, de costas, durante o Mundial de canoagem slalom
As irmãs Omira Estácia e Ana Sátila (Foto: Romain Bruneau)

Outra brasileira em ação no K1 feminino, Omira Estácia não passou para a final, mas garantiu uma vaga olímpica para o Brasil em Paris-2024. Ela cometeu três erros em sua descida e tomou seis segundos de penalidade. Assim, anotou 121s41 e ficou em 25º lugar, posição elegível para a conquista da cota. Vale destacar, no entanto, que a vaga da canoagem slalom é do país, não da atleta.

K1 masculino

Quem não teve a mesma sorte de Ana Sátila e Omira Estácia foram Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos, que ficaram sem final e sem vaga olímpica no K1 masculino. Havia 16 vagas em jogo para 20 países e o Brasil ficou em 17º lugar nessa lista. Pepê Gonçalves anotou 98s49, com um toque em uma das portas, e ficou em 25º lugar. O último classificado foi o eslovaco Adam Gonsenica, 18º colocado com 97s59. Mathieu Desnos, que havia feito uma grande eliminatória, marcou 99s15 e terminou em 27º lugar.

Sem a conquista da vaga olímpica via Mundial, assim como aconteceu no C1 masculino, os brasileiros precisarão disputar o Pré-Olímpico das Américas, que acontecerá no Rio de Janeiro, em março do ano que vem. Por lá, haverá a disputa de uma vaga por prova. Ou seja, apenas o campeão se classificará para os Jogos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Slalom