Siga o OTD

Tóquio 2020

A História das Olimpíadas

Saiba como surgiram os Jogos Olímpicos desde a Antiguidade até a Era Moderna

Os Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados pela primeira vez em 1896, ou seja, há mais de 120 anos. Mas quem criou as Olimpíadas? Quais foram os primeiros esportes? Hoje, você vai conhecer a história do maior evento esportivo do mundo!

Se você gosta de esporte e já teve o mínimo de ligação com as Olimpíadas, deve saber que a origem dos jogos tem a ver com a Grécia. Tem muita gente que diz que os jogos da antiguidade começaram em 776 a.C. Mas na real, dados históricos mostram que pelo menos 46 edições de Jogos ocorreram antes desta data.

Vale ressaltar ainda que os Jogos Olímpicos eram apenas um dos diversos eventos esportivos da antiguidade. Os outros três principais eram os jogos Píticos, Ístmicos e Nemeus.

O primeiro vencedor dos Jogos Olímpicos da antiguidade como conhecemos hoje foi Koroibos, campeão da prova de corrida, que era a única disputa até então.

Mas toda essa tradição começou a ruir após a invasão que a Grécia sofreu por parte do império romano. Em 393 d.C., o imperador Teodósio se converteu ao cristianismo e decidiu caçar e destruir os mitos pagãos, ou seja, perseguiu tudo o que tinha relação com os deuses gregos.

Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados cerca de 1500 anos depois em Atenas. O grande idealizar da versão das Olimpíadas como conhecemos hoje foi Pierre de Fredy, mais conhecido como Barão de Coubertin.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Tóquio 2020