O Brasil conquistou mais uma medalha neste domingo (14) no Campeonato Mundial de Boxe 2025, em Liverpool. Após o ouro de Rebeca Lima nos 60kg, foi a vez de Yuri Falcão subir ao ringue pela final da categoria até 65kg masculino. O brasileiro fez um duelo equilibrado contra o uzbeque Asadkhuja Mundinkhujaev, mas acabou derrotado por decisão dos juízes (4 a 1) e ficou com a prata.
- Rosamaria e Sabrina somam 40 pontos, mas Denso registra a 7ª derrota
- Portland de Tiago Splitter é superado em noite inspirada dos Rockets
- Naná brilha na estreia e Brasil derrota Portugal na Billie Jean King Cup
- André e Renato renascem no Mundial com vitória sobre campeões olímpicos
- Jaque revela truque para convencer Murilo a participar de seus vídeos
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Luta equilibrada do início ao fim
O combate começou positivo para Yuri, que levou vantagem em quatro dos cinco cartões no primeiro round. Com bom volume de golpes, o brasileiro saiu à frente diante de um adversário considerado um dos grandes nomes da modalidade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No segundo assalto, Mundinkhujaev reagiu. Mais preciso na parte final, equilibrou a luta e conquistou três votos dos árbitros, deixando o duelo praticamente empatado antes do último round.
No terceiro e decisivo assalto, o uzbeque mostrou contundência logo no início, conectando bons golpes. Yuri reagiu nos minutos finais, mas não foi suficiente para reverter a impressão dos juízes. Os cinco árbitros anotaram a parcial para Mundinkhujaev, que fechou a vitória com placares de 29–28 em quatro cartões e 28–29 em apenas um, favorável ao brasileiro.
Rival de peso
O resultado confirma o ótimo momento de Asadkhuja Mundinkhujaev, que já havia sido campeão olímpico em Paris-2024, na categoria até 71kg. Agora, ele soma também o título mundial nos 65kg.
Brasil já tem um ouro garantido
Mesmo com a derrota de Yuri, o Brasil mantém grande desempenho neste último dia do Mundial. Mais cedo, Rebeca Lima Santos venceu a polonesa Aneta Rygielska por 3 a 2 na final dos 60kg e conquistou a medalha de ouro.
Ainda neste domingo, o país terá outras duas decisões com Isaías Filho (90kg) e Luiz Oliveira (60kg).