Siga o OTD

Boxe

Isaías Filho é eliminado no tapetão do Mundial da Juventude

Isaías Filho tinha garantido medalha para o Brasil no Mundial da Juventude de boxe, mas a perdeu após recurso da Ucrânia ter sido aceito pela AIba

Isaias Filho vibra após vitória sobre cubano na estreia do Mundial da Juventude de boxe

Na manhã desta segunda-feira, Isaías Filho havia garantido uma medalha para o Brasil ao vencer o ucraniano Illia Tohobytskyi depois de uma luta muito disputada e equilibrada. Por 3 votos a 2 dos jurados, ele foi declarado vencedor e se classificou para a semifinal. Mas o nome dele não aparece na programação do Mundial da Juventude desta terça-feira. O que aconteceu foi que o país europeu entrou com recurso contra o resultado do combate e ele foi acatado pela Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba), que eliminou o brasileiro no tapetão.

“Ganhei de Cuba e ganhei da Ucrânia, mas o “poder” me venceu no papel e reverteram o resultado e tiraram aquilo que eu conquistei, a minha medalha”, desabafou Isaías Filho nas redes sociais. “Hoje eu senti na pele o que é uma injustiça. Trabalhei duro e agora me fizeram essa safadeza”, completou.

Isaias Filho perde no tapetão vaga na semifinal do Mundial de Baku

Segundo o comunicado assinado por Dragoljub Radovic, delegado técnico do Mundial da Juventude de boxe, que está sendo disputado na Polônia, a organização recebeu o protesto da Ucrânia, que foi analisado minuciosamente pelo observador, árbitro avaliador e juiz avaliador que estiveram de plantão durante a luta em questão e eles aceitaram o recurso a favor de Illia Tohobytskyi.

O curioso é que o comunicado não explica absolutamente nada sobre quais erros teriam cometido os jurados que deram a vitória para Isaías Filho no momento da luta e nem quais foram as justificativas para mudar o resultado. A organização simplesmente entregou para a delegação brasileira um papel assinado pelo delegado sem nenhuma explicação a mais. Um balde de água fria para o país e para o atleta, que já estava se preparando para disputar a semifinal.

A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) enviou um email para a Aiba protestando contra a mudança de resultado e pedindo maiores informações sobre o motivo pelo qual o recurso ucraniano foi aceito. A entidade pede respeito aos países participantes e transparência nas informações.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com a mudança de resultado no tapetão, termina a participação do Brasil no Mundial da Juventude de boxe, tendo como melhores resultados os de Isaías Filho, Ezequiel da Cruz e Yuri Reis, que chegaram até as quartas de final.

TAPETÃO UCRANIANO ATINGIU RÓBSON CONCEIÇÃO EM 2011

Não foi a primeira vez que um protesto da Ucrânia mudou no resultado de uma luta contra o Brasil. No Mundial de Baku, em 2011, Róbson Conceição, que viria a ser campeão olímpico em 2016, teve uma vitória revertida também no tapetão.

Róbson Conceição derrotou o então campeão olímpico Vasyl Lomachenko nas oitavas de final do Mundial. Era o primeiro resultado negativo da carreira do atleta e o resultado foi revertido com uma ligação na madrugada para a delegação brasileira, avisando que o recurso da Ucrânia tinha sido aceito.

Naquela oportunidade, diferente do que aconteceu com Isaías Filho, a organização explicou que o árbitro tinha tirado um ponto de Lomachenko de forma equivocada e alegou que Róbson Conceição tinha se jogado várias vezes no chão para descansar e que o juiz deveria ter tirado um ponto do brasileiro por isso.

Em toda sua carreira no boxe amador, Vasyl Lomachenko venceu 396 lutas e sofreu apenas uma derrota, que podiam ser duas não fosse o tapetão de Baku. O ucraniano foi bicampeão olímpico em Pequim-2008 e Londres-2012, além de duas vezes medalha de ouro e uma de prata em Mundiais. Como boxeador profissional, foi campeão mundial em três categorias diferentes.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe