Siga o OTD

Boxe

Isaías Filho vai à semifinal e garante medalha no Mundial da Juventude

Isaías Filho venceu o ucraniano Illia Tohobytskyi e se classificou para a semifinal, garantindo a primeira medalha para o Brasil no Mundial da Juventude

Isaías Filho Mundial da Juventude de boxe

O Brasil garantiu na manhã desta segunda-feira sua primeira medalha no Mundial da Juventude de boxe. Na categoria até 75 kg, Isaías Filho derrotou o ucraniano Illia Tohobytskyi em decisão dividida dos jurados e se classificou para a semifinal. O resultado garante ao brasileiro no mínimo a medalha de bronze, já que não há disputa pelo terceeiro lugar na modalidade.

A vitória de Isaías Filho foi emocionante numa luta extremamente acirrada. No primeiro round, Illia Tohobytskyi levou um pouco de vantagem ao conseguir acertar melhor seus golpes. O que aconteceu nos três minutos iniciais se reflexiu nas notas dos árbitros. Três deram vitória de 10 a 9 para o ucraniano e dois para o brasileiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sabendo da desvantagem, Isaías Filho voltou com tudo para o segundo round, disposto a recuperar o que perdeu no primeiro. E deu certo! O brasileiro foi superior e quatro dos jurados deram vantagem para ele. Na soma dos dois assaltos, Isaías tinha vantagem na pontuação de um árbitro, enquanto o placar dos outros quatro estava empatado.

Ou seja, o último round começou com praticamente nada definido e a luta foi muito equilibrada, mas a atuação de Isaías Filho no round anterior foi fundamental para que ele saísse com a vitória. No último assalto, três juízes consideraram o ucraniano melhor, mas, ainda assim, foi o brasileiro que saiu do ringue com a vaga garantida na semifinal.

Resultados

Time12345T
Isaías Filho (BRA)29292928283
Illia Tohobytskyi (UCR)28282829292

Quem esteve perto de também conseguir uma vaga na semifinal, Yuri Reis, sobrinho de Esquiva e Yamaguchi Falcão, começou melhor a luta contra Yelnur Suyunbay, do Cazaquistão, tanto que três dos cinco jurados deram vitória para ele no primeiro round. Mas a situação se inverteu nos dois assaltos seguintes. O boxeador asiático foi superior com quatro jurados apontando ele como vencedor nos dois períodos, ficando com a vitória por 4 a 1 na decisão dividida.

Resultados

Time12345T
Yuri Falcão (BRA)28302727281
Yelnur Suyunbay (KAZ)29273030294

Além de Isaías Filho, Ezequiel da Cruz lutou nesta segunda-feira pelas quartas de final da categoria até 64 kg, mas não foi capaz de segurar o indiano Ankit Narwal, que foi medalha de de prata no último Campeonato Asiático júnior. Narwal dominou a luta e venceu por decisão unânime dos jurados.

Resultados

Time12345T
Ankit Narwal (IND)29302930305
Ezequiel da Cruz (BRA)28272827270

Ainda nesta segunda-feira, o Brasil terá mais uma chance de garantir uma medalha no Mundial. , Yuri Reis luta contra

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe