Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Benefícios do tênis de mesa à saúde mental – parte 1

O tênis de mesa é uma atividade física que traz muitos benefícios para o corpo, mas também é reconhecidamente bom para a mente

Foto: Divulgação

Há alguns anos, quando saúde mental não era algo tão debatido como é hoje, eu estava de férias nos Estados Unidos. E seguindo a indicação de um amigo, fui visitar um clube de tênis de mesa em Los Angeles. Chegando no local, vi que a técnica era uma ex-atleta da seleção norte-americana, colega de vários eventos internacionais. Começamos a conversar e logo ela insistiu para que eu jogasse. Eu não estava com roupa de treino, nem tinha levado raquete – mas ela falou tanto que acabei batendo bola com material emprestado. E no final, passei algumas horas bem divertidas no clube. Ou seja: a treinadora me lembrou que “as pessoas ficam mais felizes e animadas quando jogam tênis de mesa”.

A prática do tênis de mesa beneficia a saúde mental em vários aspectos, e o The Nation Roar elaborou a seguinte lista:

Aumenta a concentração

No tênis de mesa o desafio dos atletas é manter os olhos na bolinha. Com isso, seus movimentos oculares e visão periférica melhoram. Isto é, você aprende a bloquear o ambiente ao redor e a focar na trajetória na bola. Sua concentração e foco ficam bem apurados no longo prazo.

Desenvolve o pensamento estratégico

O jogo é questão de golpear bem a bola e defender o seu lado. Mas à medida que seu estilo evolui, você começa a pensar na melhoria da técnica e/ou na estratégia para vencer o seu adversário.

Ou seja: você entende qual é o canto preferido para o seu oponente atacar ou defender, fica mais familiarizado com o estilo de jogo dele.

Tênis de mesa como hobby e lazer: melhoria da saúde mental
Tênis de mesa como hobby e lazer: melhoria da saúde mental (Foto: Divulgação)

É fonte de descontração

Hobbies e jogos são importantes para “dar um ganho” na condição mental. Isto é, com o estresse do trabalho e do dia a dia, é bom relaxar com algumas partidas de tênis de mesa. Muitas pessoas fazem isso depois dos estudos e/ou do trabalho.

Esportes e jogos têm sido recomendados por especialistas para reduzir o estresse e estimular os níveis de dopamina e de serotonina. Atividades físicas realizadas de forma moderada também ajudam a melhorar o sono.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ajuda na formação de laços sociais

O tênis de mesa é disputado com outro jogador ou outros dois jogadores, no caso das duplas. Ou seja: isso encoraja interações entre as pessoas

Muitas grandes amizades são formadas por meio do esporte, com os seus os parceiros de treino ou com as pessoas que você enfrenta; as relações pessoais contribuem bastante com a saúde mental dos indivíduos.

+Krisztina Tóth auxilia mesa-tenistas ucranianas na Alemanha

Provê estímulo aeróbico ao cérebro

Este esporte exige uma atividade aeróbica completa de pernas e braços, ajudando também a melhorar a coordenação motora e os reflexos. E com níveis mais altos de oxigenação no cérebro, ele fica mais ativo e energético.

Bom, a lista de benefícios não termina por aqui. Mas você já começou a pensar quando será sua próxima partida de tênis de mesa? 🙂

Mais em Blog da Lyanne Kosaka